Além da Salada: alface vai bem no calor do verão

O calor do verão pede uma boa salada verde e, neste quesito, a alface é a queridinha dos brasileiros. Hoje, na série Além da Salada, conheça as características dessa folhosa.

Alface é importante fonte de minerais e melhora a saúde dos ossos

A equipe de extensionistas sociais da Epagri na região de Joinville idealizou a série Além da Salada. O objetivo é incentivar o consumo integral dos alimentos e oferecer à população alternativas para uso de folhosas e outros vegetais.

Nesta série você vai conhecer sempre um novo vegetal, com descrição de suas características nutricionais e terapêuticas, formas de uso, contraindicações e outras informações, além de receitas.

Nutrientes

Importante fonte de minerais, principalmente de cálcio, e de vitaminas, como as vitaminas A, C e K. É rica em fibras e água.

Propriedades terapêuticas

Tem propriedades antioxidantes que previnem as doenças cardiovasculares. É desintoxicante natural. Pouco calórico. Melhora a saúde dos ossos e do sistema gastrointestinal. Protege contra raios UV. Previne gripes e resfriados. Melhora casos de insônia.

Partes utilizadas

Folhas

Que gosto tem?

Sabor agradável e refrescante.

Formas de uso

É considerada o vegetal mais queridinho do Brasil. Geralmente é servida crua e resfriada em saladas, no meio de lanches ou em receitas de sucos detox, mas também vai bem em bolinhos, sopas e caldos.

Safra

O ano todo

Recomendações

A higienização das hortaliças é um processo fundamental para manter a qualidade e os benefícios por ela oferecidos. É recomendada, além da lavação em água corrente, a desinfecção com solução de hipoclorito (para cada 1 litro de água, 1 colher de sopa de água sanitária) deixando a hortaliça de molho por 15 minutos. Faça o enxágue com água potável após a desinfecção.

Receitas

Sopa de alface

Ingredientes
·10 folhas de alface
·1 l de água
·4 batatas picadas
·Temperos (salsinha, cebolinha, tomilho, coentro…)
·80g de bacon ou linguiça picados
·sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Cozinhe as batatas com os temperos de sua preferência (salsinha, cebolinha, tomilho, etc.). Após cozidas, as batatas devem ser batidas no liquidificador com o caldo do cozimento. Pique as folhas de alface bem fininhas. Frite o bacon na própria gordura, reserve o bacon e a panela. Leve as batatas liquidificadas para ferver na panela onde foi frito o bacon. Acerte o sal e a pimenta, misture a alface e salpique o bacon por cima.

Panqueca de alface

Ingredientes
·1 ½ xícaras de leite
·2 ovos
·2 colheres de margarina ou manteiga
·2 xícaras de trigo
·10 folhas de alface
·sal a gosto

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque uma frigideira para aquecer untada com óleo. Coloque cerca de uma concha de massa de cada vez na frigideira e doure os dois lados da panqueca. Sirva com o recheio e molho de sua preferência.