Epagri participa de evento de avaliação de erva-mate

  • Categoria do post:Mídia

Nos dias 18 e 19 de fevereiro a Epagri participa do Avaliamate – Avaliação Nacional e Internacional da Erva-mate. O evento acontece em Gramado e integra a programação do Mate World, realizado pela empresa Chimatearia.

O Avaliamate acontece anualmente, com o objetivo de descobrir, através de um processo de degustação, o perfil sensorial de amostras de erva-mate a partir dos diferentes terroirs. A Epagri é representada pelo enólogo e pesquisador da Estação Experimental em Videira, Vinicius Caliari, que participa da coordenação técnica e figurará em mesas redondas no evento.

Vinicius explica que uma das funções da Epagri foi definir critérios e preparar as fichas para avaliação sensorial da erva-mate em quatro categorias: verde, reposada, tererê e tostada. Essas fichas foram enviadas a diversos avaliadores, que após degustarem as amostras, emitem suas opiniões em relação a sabor e outras características dos produtos. O pesquisador da Epagri é enólogo e tem larga experiência em análise sensorial, que agora está sendo aplicada à erva-mate.

Gourmetização

Vinicuius explica que a “gourmetização” é uma forma de agregar valor ao produto. Também é uma maneira de a indústria oferecer alternativas ao consumidor, para que ele possa testar novos sabores da bebida, como o que já acontece com o vinho e o café. No caso da erva-mate, o sabor pode ser influenciado pelo clima, solo e tipo de manejo onde a planta é produzida, formas de processamento da erva e as maneiras como ela é consumida. Ele conta que já existem somelliers de chá e agora a indústria está fomentando a criação da categoria de somelliers em erva-mate.

A região da Canoinhas, no Planalto Norte Catarinense, é umas das principais produtoras de erva-mate do Estado e do país. A Epagri, em parceria com outras instituições, está trabalhando para obtenção da Indicação Geográfica (IG) da Erva-mate do Planalto Norte Catarinense.

O Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Cepaf), em Chapecó, desenvolve estudos com a erva-mate desde meados da década de 1980. Esse trabalho resultou no primeiro pacote tecnológico para essa cultura no Brasil. E em parceria com a Embrapa Florestas, a Epagri lançou o primeiro cultivar de erva-mate do País: SCSBRS Caa rari. Atualmente, a Epagri desenvolve pesquisas com diversos materiais genéticos de erva-mate – seminais e clonais – para plantio em pleno sol ou meia sombra.

Saiba mais: https://mateworld.com.br/avaliamate/

Informações e entrevistas
Vinicius Caliari, pesquisador da Estação Experimental em Videira
(49) 3533-5611

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992