Monitoramento do milho e variedades de feijão são assuntos do programa de rádio da Epagri

Pesquisadora Maria Cristina Canale, do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (CEPAF) em Chapecó, é a entrevistada do Panorama Agrícola desta segunda-feira, dia 14 de fevereiro de 2022. Ela fala do monitoramento e controle da cigarrinha-do-milho agora na safrinha e explica que o que for feito agora ou deixar de ser feito vai ter impacto na próxima safra. Como alerta, ela indica a eliminação do milho tiguera e o manejo regionalizado. “Seja um bom vizinho”, enfatiza a pesquisadora.

Na terça 15, o assunto é tábua anual das marés, um novo serviço da Epagri-Ciram. Argeu Vaz, da área de Oceanografia e Monitoramento Costeiro, dá detalhes desse novo trabalho.

Panorama Agrícola de quarta-feira, dia 16 de fevereiro, fala das pesquisas em caívas, no Planalto Norte de Santa Catarina, transformando essas áreas em sistemas agroflorestais. Ana Lúcia Hanisch, pesquisadora em Canoinhas, explica o processo.

Na quinta-feira, o programa de rádio da Epagri aborda o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), com o médico-veterinário Marcelo Pedroso, da Regional de Criciúma. Ele conta como 12 municípios do Sul do Estado conquistaram o direito de vender seus produtos da agricultura familiar para todo o Brasil.

E na sexta-feira, dia 18 de fevereiro, você conhece o trabalho da Epagri com o melhoramento de feijão. A entrevista é com o pesquisador Sydney Kavalco, de Chapecó.

Ouça no Sound Cloud e no Spotify.