Além da Salada: conheça a série que vai trazer novidades para seu prato

A equipe de extensionistas sociais da Epagri na região de Joinville idealizou a série de fôlderes Além da Salada. O objetivo é incentivar o consumo integral dos alimentos e oferecer à população alternativas para uso de folhosas e outros vegetais.

A acelga, que fortalece o sistema imunológico, abre a série Além da Salada

Durante a pandemia da Covid 19, quando crianças e adolescentes estavam tendo aulas on-line em suas casas, os alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolas (Pnae) passaram a ser enviados para as residências dos estudantes. Ana Lúcia Ribeiro, Daniela Martins Guimarães Nunes e Josiane de Souza Passos, extensionistas sociais da Epagri em Joinville, perceberam que muitas famílias não tinham todo o conhecimento necessário para usar as verduras e frutas que estavam recebendo. Preocupadas com isso, elas criaram a série Além da Salada com objetivo de orientar essas famílias, de modo que elas pudessem elaborar o maior número de pratos possíveis com o que recebiam, “para que esses alimentos fossem usados de uma forma saudável e não fossem desperdiçados”, explica Ana Lúcia.

Nesta série você vai conhecer sempre um novo vegetal, com descrição de suas características nutricionais e terapêuticas, formas de uso, contraindicações e outras informações, além de receitas.

A acelga, que está em plena safra, abre a nossa série Além da Salada. Ela é muito nutritiva, rica em vitaminas, fortalece o sistema imunológico e promove a saúde mental, entre outras propriedades terapêuticas.

Nutrientes

É um alimento muito nutritivo, que traz em sua composição fibras, proteínas, cálcio, manganês, fósforo, magnésio, potássio, ferro, cobre, zinco, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina B7, vitamina K, além de antioxidantes, como flavonoides e carotenoides.

Propriedades terapêuticas

Fortalece o sistema imunológico. Melhora a visão e a pele. Promove a saúde mental. É antiestresse. Estimula a circulação sanguínea e evita doenças cardiovasculares. Tem propriedade rejuvenescedora. Fortalece os ossos. Melhora a digestão. Previne a diabetes.

Contraindicações

Devido à presença de vitamina K, deve ser evitada por pessoas que fazem uso de anticoagulantes.

Partes utilizadas

Talos e folhas

Que gosto tem?

Sabor amargo e levemente picante. Cozida, lembra o repolho.

Formas de uso

Pode ser servida crua em saladas, e também em sopas, conservas, fermentados, refogados e feita de forma escaldada ou a vapor.

Safra

Dezembro a setembro

Recomendações

A higienização das hortaliças é um processo fundamental para manter a qualidade e os benefícios por ela oferecidos. É recomendada, além da lavação em água corrente, a desinfecção com solução de hipoclorito (para cada 1 litro de água, 1 colher de sopa de água sanitária) deixando a hortaliça de molho por 15 minutos. Faça o enxágue com água potável após a desinfecção.

Receitas

Yakisoba

Ingredientes
·250g de macarrão para yakisoba ou espaguete
·1 colher (de sopa) de óleo
·1/2 xícara (de chá) de molho de soja (shoyu)
·400g de carne
·1 cebola picada grande
·1/2 pimentão verde
·cebolinha verde picada
·1/2 maço de acelga picada
·1 cenoura
·1/2 brócolis
·Sal a gosto

Modo de preparo
Corte em tiras todas as verduras e legumes, depois corte a carne em tiras finas também e reserve. Em uma panela grande, coloque o óleo e frite a carne no fogo alto, depois acrescente a cebola e frite um pouco mais, junte a cenoura e o pimentão e frite também. Por último, acrescente o brócolis e a acelga, abafe um minuto, só o suficiente para deixar o brócolis crocante. Se precisar, nessa hora coloque um pouquinho de água. Depois tempere com o molho de soja (shoyu). Coloque o macarrão cozido na panela com a carne e os legumes. Misture tudo. Acerte o sal, polvilhe a cebolinha verde picada. Sirva bem quente.

Ovos mexidos com acelga

Ingredientes
·1 cabeça de acelga
·6 ovos
·1 dente de alho picado
·100g de queijo ralado
·3 colheres de sopa de azeite
·1 pitada de sal

Modo de preparo
Pique a acelga bem fininha. Esquente o azeite e o alho numa frigideira e refogue a acelga. Adicione os ovos batidos e o queijo. Mexa com uma colher até os ovos estarem cozidos, mas ainda macios. Tempere com sal.