Epagri ganha Prêmio Espírito Público na categoria Instituições que Transformam

A Epagri foi a vencedora na categoria Instituições que Transformam do Prêmio Espírito Público 2021. A premiação foi divulgada na noite desta quarta-feira, 15, em evento on-line. A escolha foi feita por votação popular e a Epagri concorreu com outras cinco instituições do país.  O Prêmio reconhece entidades da administração pública direta e indireta que contribuem para a promoção da segurança alimentar.

“Em 2021 a Epagri já levou diversos prêmio, o que não chega a me surpreender, pois sei da qualidade da nossa equipe profissional e do amor que todos dedicam à agricultura familiar. As premiações são um reflexo de toda essa dedicação”, relata Edilene Steinwandter, presidente da Epagri. “Enquanto o ano não acaba, a Epagri vai ganhando prêmios”, brinca a presidente.

Prêmio

O Prêmio Espírito Público, que está na quarta edição, é um projeto da Parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto humanize e República.org, com o suporte de uma rede de instituições parceiras. Além da Epagri, concorreram ao prêmio na categoria ‘Instituições que Transformam’ o Banco de Alimentos do Município de São Paulo (SP), a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (PR), a Prefeitura Municipal de Marechal Thaumaturgo (AC), a Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte.

Os candidatos foram indicados pelos parceiros do prêmio dentro do eixo Segurança Alimentar, tendo em vista os desafios da pandemia de Covid-19 no Brasil. De acordo com os organizadores, “essa categoria valoriza instituições que desenvolveram ações, sobretudo no último ano, para assegurar alimentação adequada à população, proporcionando acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, resguardando as propriedades saudáveis de nutrição e a diversidade cultural e ambiental”. Entre os critérios para avaliação estão impacto social, contribuição técnica, capacidade de mobilização e efeito multiplicador e iniciativa e integridade.

Segurança alimentar

O esforço para garantir a segurança alimentar da população, foi um dos diferenciais que garantiu a conquista da Empresa. Segundo o site do Prêmio Espírito Público “Por meio da pesquisa e extensão rural, a Epagri ultrapassa as fronteiras do Estado e garante segurança alimentar para todo o país. Afinal, Santa Catarina é um dos maiores produtores de alimentos do Brasil. O investimento em capacitação e qualidade de vida no campo feito pela instituição gera benefícios para toda sociedade brasileira”.

O site também destaca a trajetória da Empresa, relatando que “Desde 1991, a Epagri leva conhecimento e tecnologia para o meio rural”. O texto lembra ainda que a Empresa “está presente em todos os municípios do Estado, o trabalho desenvolvido pela instituição garante que as propriedades de agricultura familiar – que representam 80% do total de SC – consigam permanecer no campo com dignidade e manterem suas produções baseadas nos pilares de sustentabilidade”.

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista