Dia de campo sobre alho reúne 60 participantes em Frei Rogério

Manejo de pragas e doenças, controle de plantas daninhas, adubação e irrigação do alho foram os assuntos que atraíram 60 participantes à propriedade de Luiz Carlos Haag, em Frei Rogério, em uma tarde de campo realizada pela Epagri.

Em Dia de Campo da Epagri, produtores e técnicos conheceram resultados de pesquisas sobre cultivo do alho

No evento, agricultores, técnicos e representantes de entidades conheceram os resultados de pesquisas da Empresa e trocaram experiências sobre o cultivo do alho. O dia de campo foi realizado com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, da Sicoob e da Cooperpasso no mês de outubro.

No município de Frei Rogério, o alho se apresenta como uma alternativa de diversificação e agregação de renda, especialmente em propriedades da agricultura familiar. “O cultivo de alho é de alto risco, mas vale a pena o investimento”, observa Itamir Gasparini, secretário de Agricultura e Meio Ambiente e Coordenador da Câmara Setorial do Alho em Santa Catarina.

Cerca de 60 participantes conheceram tecnologias da Epagri para o cultivo de alho em Frei Rogério

Itamir lembra que o uso de sementes de qualidade, de boa procedência e tamanho 6 e 7 é outro diferencial para elevar a produção. Nesse sentido, ele destaca as pesquisas da Epagri, buscando sempre melhorar o manejo e a produção dessa cultura no estado.

Santa Catarina é o berço nacional da cultura do alho, cujos cultivos iniciaram na região de Curitibanos. O Estado segue até hoje como referência em produção e pesquisa nessa cadeia produtiva.