Propriedade modelo na produção leiteira recebe 130 pessoas em dia de campo em Balneário Gaivota

Uma área de terra herdada dos pais, com poucas perspectivas de futuro, se transformou em unidade de referência tecnológica da Epagri em pecuária leiteira no Sul Catarinense. Foi nessa propriedade, na comunidade Figueirinha, em Balneário Gaivota, que Maria e Edvaldo Borges operaram uma verdadeira transformação em poucos anos. Com apoio da Epagri, do Senar e da prefeitura, eles investiram em uma fonte de renda promissora para viver com qualidade no meio rural.

Com apoio da Epagri, a família transformou a propriedade rural em referência em produção leiteira no Sul Catarinense

Com tecnologia, conhecimento e apoio financeiro, de janeiro de 2019 até agora, a família elevou a produção de 1 mil para 3 mil litros de leite por mês, sem aumentar o número de animais. Graças aos resultados, o casal foi o anfitrião de um dia de campo sobre pecuária leiteira, organizado pela Epagri no fim de outubro. O evento contou com a presença de aproximadamente 130 pessoas, entre agricultores e lideranças regionais.

Mais de 100 pessoas participaram de um dia de campo da Epagri realizado na propriedade

No encontro, os participantes aprenderam sobre implantação e manejo de pastagens, nutrição animal e gestão da propriedade. As informações técnicas foram repassadas por profissionais da Epagri que atuam em municípios da região e pela agricultora Maria Santos Borges.

Implantação e manejo de pastagens, nutrição animal e manejo da propriedade foram os temas do dia de campo da Epagri

Apoio técnico e acesso ao crédito

A Epagri participou de todo o processo de transformação da propriedade de Maria e Edvaldo. O trabalho envolveu planejamento, apoio para o acesso a políticas públicas, crédito rural e assistência técnica. Maria também participou do curso da Epagri para jovens rurais, que ensina sobre liderança, gestão e empreendedorismo, e é realizado com apoio de instituições como Cooperja e Sicoob Credija.

Na propriedade de 13ha, 4ha são de pastagem perene implantada e piqueteada, e ainda há áreas a serem implantadas. “Em 2022, a família pretende construir uma queijaria, tornando-se o primeiro empreendimento legalizado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Balneário Gaivota”, conta Natan da Rosa Porto, extensionista da Epagri no município.