Epagri comemora 30 anos com inauguração de laboratório e lançamento de tecnologia em Itajaí

  • Post category:Mídia

Na quinta-feira, 25, as comemorações dos 30 anos da Epagri chegam às unidades da Empresa em Itajaí. A Gerência Regional e a Estação Experimental da Epagri em Itajaí organizaram uma programação que vai das 9h30min às 14h30min. Entre os diversos eventos previstos, destaque para o lançamento de um aplicativo para dispositivos móveis e a inauguração de um novo laboratório.

Tecnologias lançadas em Itajaí vão dar ainda mais sustentabilidade aos cultivos (Foto: Aires Mariga / Epagri)

A programação abre às 9h30min com um café para recepcionar os convidados. Em seguida, começa a cerimônia de abertura do evento, seguida de lançamento da plataforma EpagriTec, da inauguração de laboratório e do almoço de confraternização. A programação encerra à 14h30min com plantio simbólico de árvores e bolo. A partir das 15h30min, a Câmara de Vereadores de Itajaí realiza uma sessão com moção de aplauso pelos 30 anos da Epagri.

EpagriTec

Às 11h15min a Estação Experimental da Epagri em Itajaí lança a plataforma EpagriTec. O dispositivo, que faz parte do aplicativo Epagri Mob, é um acervo de informações técnicas sobre importantes cadeias produtivas do Estado. “Seu objetivo é facilitar aos técnicos de campo o acesso, a difusão e a busca do conhecimento agropecuário, deixando ao alcance de todos o que há de mais atual nos principais sistemas produtivos agropecuários catarinenses”, explica Rafael Morales, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Itajaí e um dos desenvolvedores da ferramenta.

“O conteúdo técnico disponibilizado na plataforma, em sua grande maioria, tem por base experiências e observações práticas dos profissionais da Epagri em território catarinense, o que possibilita maior assertividade no uso das informações pelo usuário”, argumenta o pesquisador. O serviço, que é gratuito, tem inúmeras vantagens, entre elas, a exibição de fotos, vídeos e arquivos que facilitam a compreensão dos temas. Também será constantemente atualizado com conteúdo técnico-científico gerado pelos extensionistas e pesquisadores da Epagri. “Este processo possibilitará enriquecer o acervo da plataforma com medidas práticas aplicadas para resolução dos problemas”, pondera Rafael.

Para acessar o EpagriTec, o usuário vai precisar baixar em seu celular o aplicativo Epagri Mob, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOs. Também será possível acessar via computador, na aba Minha Epagri. O sistema foi desenvolvido por pesquisadores da Estação Experimental da Epagri em Itajaí em parceria com profissionais do Departamento Estadual de Gestão da Tecnologia de Informação (DEGTI) da Epagri.

Lamag

A partir das 11h30min terá início a cerimônia de inauguração do Laboratório de Microbiologia Ambiental e Agrícola (Lamag). Segundo Alexandre Visconti, doutor em fitopatologia e pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, a nova unidade chega com o objetivo principal de isolar e estudar a biodiversidade de microrganismos associados às espécies vegetais nos biomas e agrossistemas catarinenses, buscando o controle biológico de doenças e pragas e a promoção de crescimento de plantas, para as culturas de interesse econômico do Estado.

Ao investir em controle biológico, a Epagri faz uma clara opção por sistemas produtivos mais sustentáveis. Visconti explica que, com base em estudos, será possível indicar aos produtores rurais microrganismos capazes de controlar pragas, doenças e promover crescimento das plantas, oferecendo-lhes opções aos produtos químicos comumente usados para estes fins nas lavouras. As soluções biológicas são especialmente interessantes para cultivos orgânicos, que não podem utilizar aditivos químicos.

30 anos da Epagri

Em 20 de novembro de 1991 o Estado uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira, somando experiências em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor. De lá para cá, a Epagri se firmou junto à sociedade como uma empresa confiável e eficiente, sempre ao lado dos catarinenses. Para marcar seus 30 anos a Empresa organizou um calendário comemorativo com eventos que acontecem por toda Santa Catarina até dezembro.

A Epagri está presente em todos os municípios de Santa Catarina, que podem contar com o serviço de pelo menos um extensionista rural. Dispõe de 13 unidades de pesquisa estrategicamente espalhadas pelo Estado a fim de desenvolver tecnologias aplicadas às necessidades dos agricultores de cada região. A estrutura da Empresa conta ainda com 13 Centros de Treinamento, também espalhados pelo território catarinense com o objetivo de capacitar agricultores, técnicos e outros profissionais.

O sucesso de Santa Catarina no agronegócio é um dos reflexos do bom trabalho desenvolvido pela Epagri ao longo de seus 30 anos de história. Em 2020, em plena crise sanitária e econômica, o Estado catarinense alcançou o maior Valor de Produção Agropecuária (VPA) da história: R$40,9 bilhões. No ano passado, a agropecuária catarinense também bateu recorde de participação no valor de exportações do Estado: 70,2%.

Santa Catarina é hoje o maior exportador de suínos e o segundo maior de frangos do Brasil. Somos o maior produtor de cebola, ostra, maçã e carne suína do país; o segundo maior produtor de arroz, carne de frango, palmito, pitaia e pera; terceiro de alho, erva-mate, maracujá e pêssego e quarto de uvas. Tudo isso numa área que ocupa apenas 1,13% do território nacional.

Programação

  • 09:30 às 10h – café de recepção aos convidados;
  • 10 às 11:15h – cerimônia de abertura dos 30 anos Epagri;
  • 11:15 às 11:30h – lançamento da plataforma EpagriTec;
  • 11:30 às 12:30h – cerimônia de inauguração do LAMAG;
  • 12:30 às 13:30h – almoço de confraternização;
  • 13:30 às 14:30h – cerimônia simbólica de plantio de árvores e parabéns com bolo de aniversário 30 anos Epagri;
  • 15:30 às 17:00 h – moção de aplausos à Epagri na Câmara de Vereadores de Itajaí.

Serviço

  • O que: Comemoração em Itajaí dos 30 anos da Epagri, com inauguração de laboratório e lançamento de aplicativo
  • Quando: na quinta-feira, 25/11, a partir das 9h30min
  • Onde: Nas unidades da Epagri em Itajaí (Rd. Antônio Heil, 6800, Bairro Itaipava)

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 99989-2992