EPAGRI 30 ANOS: Ensinamos as famílias rurais a empreender e fazer negócios

  • Categoria do post:Mídia

O agricultor também é um empreendedor. Afinal de contas, para colocar os produtos de forma competitiva no mercado, é preciso entender muito mais do que de terra e sementes. Por isso, a Epagri orienta as famílias nas áreas de gestão, negócios e mercado. Aqui, os agricultores encontram apoio para ter sucesso em seus empreendimentos.

Nós ensinamos a agregar valor aos produtos, ajudamos as famílias a legalizar e profissionalizar os negócios e orientamos a criação de agroindústrias em todas as etapas. Também faz parte do nosso trabalho levar a agricultura familiar a feiras e eventos, apoiar associações e cooperativas e facilitar o acesso a políticas públicas.

Só em 2020, atendemos mais de 11 mil famílias e quase 700 entidades nessa área.

É assim que os produtos da agricultura familiar conquistam cada vez mais espaço nas prateleiras, tanto de forma in natura quanto processada. É assim que as frutas se transformam em geleia, suco e polpa congelada, o aipim chega ao mercado descascado e embalado e os panificados levam o gostinho da fazenda à cidade. É assim que o turismo rural também ganha terreno.

Um levantamento feito pela Epagri em 2016 dá uma ideia da força desse setor. Naquele ano, cerca de 1.900 empreendimentos de agricultores familiares, pescadores e maricultores geraram um valor bruto de produção de R$251 milhões no nosso estado.

Clique aqui para ouvir esta notícia.

30 motivos para amar a Epagri

No dia 20 de novembro, a Epagri completa 30 anos. Até lá, os catarinenses vão conhecer “30 motivos para amar a Epagri”. A cada dia, um novo motivo será apresentado no site da Epagri, nas redes sociais e no programa de rádio Panorama Agrícola.

Para comemorar a data, a Epagri está preparando uma série de eventos em todas as regiões de Santa Catarina. Acompanhe a programação nos canais de comunicação da Empresa e venha comemorar conosco!

A Epagri é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. A criação da Empresa, em 1991, uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira em Santa Catarina, somando décadas de experiência em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor.