Epagri demonstra prática de cortes de carnes para estudantes e autoridades de Abdon Batista

Alunos do curso técnico em agropecuária do Centro de Educação Profissional (Cedup) Ernesto Antônio Debastiani, de Abdon Batista, conheceram mais sobre o mercado de carnes e seus cortes. No dia 22 de setembro o extensionista da gerência regional da Epagri em Lages, Newton Borges da Costa Júnior, ofereceu palestra e aula prática ao grupo, dentro da programação da semana acadêmica promovida pelo Cedup.

Newton Junior, extensionista da Epagri, mostrou como aproveitar ao máximo a qualidade das carnes
(Foto: divulgação / Epagri)

A palestra teve como tema Qualidade de carne, mercado e tendências dos consumidores. Já na aula prática, foram abordados cortes de carne, cutelaria e assados. Uma peça de paleta bovina foi destrinchada e um suíno inteiro foi desossado. Os cortes foram realizados de modo a aproveitar ao máximo a qualidade da carne. Também foram apresentadas maneiras de preparos dos alimentos.

Participaram do evento 45 alunos e cerca de 30 convidados, entre eles o prefeito, secretários e vereadores de Abdon Batista, além do diretor e de professores do Cedup. No final do curso os participantes degustaram todos os cortes preparados durante a prática.

O extensionista da Epagri conta que o interesse pelo tema vem desde 2019. Naquele ano, um dos professores do curso técnico em agropecuária, engenheiro-agrônomo Arenildo Sutil Varela, participou da capacitação de jovens rurais promovida pela Epagri com o tema pecuária de corte. Na ocasião ele participou de uma prática de cortes de carne e desde lá mostrou interesse em levar este conhecimento aos alunos do Cedup.