Dia de campo sobre pitaia atrai público de diversas regiões do Estado

  • Categoria do post:Mídia

Agricultores, técnicos e autoridades de várias regiões do Estado compareceram ao Dia de Campo sobre pitaia, realizado em Içara no dia 29 de setembro. O evento, que teve a presença de 90 pessoas, foi promovido pela Epagri em parceria com a Cresol e a Prefeitura Municipal de Içara. A atividade ocorreu na propriedade da família Mazzuchello.

Evento teve a presença de 90 pessoas

“Tivemos agricultores de outras regiões do Estado, com destaque para a excursão vinda de Antônio Carlos, um agricultor de Cerro Negro e colegas da Epagri de Alto Bela Vista e Itá”, descreve Diego Adílio da Silva, coordenador de fruticultura da Gerência Regional da Epagri em Criciúma.

Jovens que estão participando do curso sobre gestão e empreendedorismo com foco em produção limpa de alimentos do Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá também compareceram. O evento ainda foi prestigiado pelo presidente da Cresol Jaguaruna, Dilnei da Rosa; o secretário da agricultura de Içara, Silvio Viana; o secretário da agricultura de Antônio Carlos, Edson Lair Decker; Fabiano Bortolatto, da Coopafi; e Délcio Macarini, engenheiro-agrônomo da Cooperja. 

Os visitantes puderam conhecer mais sobre o cultivo da pitaia em quatro estações técnicas. O engenheiro-agrônomo da Epagri em Maracajá, Ricardo Martins, apresentou as plantas de cobertura e variedades de pitaia.  Da Estação Experimental da Epagri em Itajaí compareceram dois pesquisadores. Alessandro Borini Lone abordou tratos culturais e condução do pomar, enquanto Marcelo Mendes de Haro falou aos visitantes sobre manejo de pragas e doenças e diversificação do pomar. A quarta estação ficou sob responsabilidade do engenheiro-agrônomo da Coopertec, Diou Roger Ramos Spido, que tratou de Análise de solo e manejo da adubação

“Este evento é mais um que marca a retomada das atividades presenciais”, lembra Diego, acrescentando que, durante todo o tempo, os participantes seguiram os protocolos sanitários estabelecidos.

A reportagem da TV da Epagri mostra como produzir pitaia: