Cuidado da Epagri com as pessoas também chega de forma on-line

  • Categoria do post:Mídia

Quando uma pandemia se instalou no mundo, o exército de profissionais da Epagri seguiu na missão de capacitar e cuidar das famílias rurais e pesqueiras. Se não foi possível reunir pessoas, o trabalho chegou de forma on-line.

Ao longo de 2020, a Empresa do Governo de SC disponibilizou para a sociedade mais de 40 mil vagas em cursos on-line de diversas áreas. Dentro desse universo, 31 capacitações foram específicas sobre temas ligados à prevenção da Covid-19, ao equilíbrio mental, à qualidade de vida, à segurança alimentar e ao fortalecimento da imunidade. Mais de 7 mil pessoas participaram desses eventos sem sair de casa. Somando todos os acessos, os cursos específicos da área social tiveram 35 mil visualizações dos vídeos no YouTube durante o ano passado.

Em 2020, a Epagri disponibilizou mais de 40 mil vagas em cursos on-line de diversas áreas. Nesse universo, 31 capacitações foram na área social (Fotos: Divulgação Epagri)

De um lado da tela, profissionais de áreas como enfermagem, assistência social, pedagogia, nutrição e ciências agrárias compartilharam conhecimento. Na outra ponta, as famílias receberam amparo e informação para atravessar esse período com segurança e mais tranquilidade.

E foi assim que informações sobre o consumo e o cultivo de produtos da agricultura familiar, dos alimentos in natura, das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), das plantas medicinais e bioativas melhoraram a alimentação das famílias. Pelo computador e pelo celular chegaram receitas, dicas de preparo, formas de aproveitar melhor os benefícios de alimentos, temperos e plantas e até inspiração para fazer do preparo das refeições uma terapia.

Jocemara, o marido Sidinei e o filho Otávio participaram de cursos sobre PANCs, alimentação, plantas medicinais, sementes crioulas e saúde mental

Essas mensagens chegaram, por exemplo, à comunidade de Rio Bonito 1, em Agrolândia. Jocemara de Souza, o marido Sidinei Pfleger e o filho Otávio, de 5 anos, passaram tardes em frente ao computador participando de cursos sobre alimentação, PANCs, plantas medicinais, manipulação de alimentos, sementes crioulas, saúde mental, compostagem e outros temas. “Os cursos nos ajudaram a ter mais informações em tempos de pandemia. Vimos que estamos no caminho certo, melhorando a qualidade de vida e diversificando a propriedade”, diz Sidinei.

A família, que deixou a cidade em busca de uma rotina mais saudável e sustentável, trabalha com produção orgânica e colhe quase tudo o que precisa. “Produzimos uma grande diversidade de frutas, hortaliças, verduras, plantas medicinais e PANCs. Também criamos galinha, vaca, porco, cabra, marreco e outros animais”, orgulha-se Jocemara. Para ela, o formato dos cursos trouxe vantagens. “Eles atenderam nossas necessidades e foram além, pois consegui participar de alguns cursos que não teria como fazer de forma presencial”, conta.

EM 2020

• Mais de 7 mil pessoas participaram de cursos ligados a saúde e qualidade de vida.

•23.278 famílias foram atendidas pela Epagri na área social.

Conheça essas e outras histórias de sucesso no Balanço Social 2020 da Epagri: