Manejo no inverno, mortalidade de abelhas e produção de própolis são os temas da Jornada de Apicultura e Meliponicultura de SC

  • Categoria do post:Mídia
Segunda etapa da jornada será de 27 a 29 de abril no canal de capacitações on-line da Epagri, no YouTube (Foto: André Sezerino)

De 27 a 29 de abril acontece mais uma etapa da 2ª Jornada Técnica Virtual de Apicultura e Meliponicultura de SC. Para esse encontro, os temas escolhidos foram o manejo das abelhas no outono/inverno, a mortalidade das abelhas em Santa Catarina e a produção de própolis. O evento é on-line e gratuito, oferecido pelo canal de capacitações da Epagri, no YouTube, com emissão de certificados. Para participar, não precisa de inscrição prévia, basta acessar os links divulgados na programação.

Durante o ano de 2021, a jornada de apicultura será realizada em quatro etapas, realizadas a cada trimestre – a primeira foi em fevereiro. O evento é uma promoção conjunta da Epagri, FAASC (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de SC), UFSC, Senar,  Sebrae, Instituto Federal Catarinense/Campus Rio do Sul e Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura de SC.

A programação segue abaixo. Para entrar na sala virtual, basta clicar no link da palestra.

2ª Jornada Técnica Virtual de Apicultura e Meliponicultura de SC – 2ª etapa

27 de abril– terça-feira

19h – Abertura e assuntos gerais / Ivanir Cella e Rodrigo da Cunha (Epagri)

19h20 – Manejos de outono/inverno para as abelhas africanizadas / Ricardo Scasso (Senar/SC)

20h10 – Manejos de outono/inverno para as abelhas sem ferrão / Ramon Souza (Meliponário Airetama / Associação de Joinville/SC)

28 de abril – quarta-feira

19h – Situação atual da mortalidade de abelhas em SC e ações já realizadas e ações futuras do Grupo Técnico Abelhas e Agrotóxicos de SC / Mara Rubia Romeu Pinto (Secretaria de Agricultura de SC)

19h20 – Ações da Cidasc para dimuir a mortalidade de abelhas em SC / Matheus Mazon Fraga (Cidasc) e Pedro Mansur Sesterhenn (Cidasc)

19h50 – Situação atual da mortalidade de abelhas no Brasil, ações já realizadas e ações futuras previstas / Marcela Alves Teixeira (Ministério da Agricultura/Brasília)

20h20 – Debate: outras ações necessárias em relação aos agrotóxicos, e cuidados com mortalidades por outros motivos. / Moderador: Rodrigo Durieux da Cunha (Epagri)

29 de abril – quinta-feira

19h- Panorama da produção de própolis em SC (qualidade, produção, comercialização, mercado, etc.) / Henrique Breyer (Breyer – Naturais e Orgânicos)

19h30 – Produção de própolis de abelhas africanizadas conciliando com a produção de mel / Vilmar Franzen (Epagri)

20h15 – Produção de própolis de abelhas sem ferrão (espécies de abelhas, métodos de produção, qualidade) / Rogério Alves (Febamel/Bahia, CBA)

Informações e entrevistas: Rodrigo Durieux da Cunha, chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, pelo fone (48) 99922-1776

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista, pelo fone (48) 99989-2992

Quer saber como se faz o extrato de própolis de abelhas sem ferrão? Os meliponicultores Claudinei Venâncio e Jaqueline dos Santos, do município de Guabiruba, mostram o passo a passo no vídeo a seguir.