Rádio da Epagri traz estratégias para controlar doenças no tomate e no milho

Alertas fitossanitários têm ajudado a monitorar quatro doenças do tomateiro e fazem parte da estratégia de controle de doenças nessa cultura. No Panorama Agrícola desta segunda-feira, dia 15 de março, o pesquisador Leandro Hahn, da Estação Experimental de Caçador, explica como funciona esse trabalho. A tecnologia, diz o pesquisador, diminui o custo de aplicação de fungicidas no tomate, além de reduzir o impacto ambiental.

Monitoramento e alertas fitossanitários ajudam no controle de doenças do tomateiro

O Fórum Mais Milho é atração do Panorama Agrícola no dia 16, terça-feira. O evento vai discutir a Rota do Milho, grãos de inverno e o controle sanitário das lavouras de milho. Ouça detalhes na entrevista com o diretor executivo da Fecoagro, Ivan Ramos. O fórum tem também a participação de pesquisadores da Epagri. Leandro do Prado Ribeiro, da Epagri/Cepaf (Centro de Pesquisa da Agricultura Familiar), em Chapecó, fala dos prejuízos para a cultura do milho causados pela cigarrinha. Ele também diz como deve ser o manejo integrado regionalizado, que inclui campanhas de conscientização, capacitação de produtores e monitoramento do inseto-praga.

No Panorama Agrícola da quarta-feira, dia 17 de março, o geógrafo Everton Vieira, da Epagri/Ciram, destaca o programa Terra Legal e o trabalho de mapeamento de uso e cobertura da terra em pequenas propriedades rurais familiares de Santa Catarina. Esse mapeamento permite a regularização fundiária e a permanência das famílias no campo.

Energia e internet no espaço rural e investimentos na Epagri estão entre os assuntos do programa de quinta-feira. E, na sexta, conheça o trabalho de hortas comunitárias e agroecológicas nas aldeias indígenas em Chapecó.

Acompanhe o Panorama Agrícola na emissora de rádio do seu município, em Sound Cloud e no Spotify e também no aplicativo EpagriMob

Para reproduzir com qualidade de áudio, gratuitamente, em sua emissora, baixe a partir de panoramaagricola.epagri.sc.gov.br.