Jovem de Novo Horizonte implanta pastagens perenes para melhorar a produção de leite

  • Categoria do post:Mídia
Alexandre já produziu 50 mil mudas de Capim-pioneiro e duas mil de Missioneira-gigante. Foto de de Alexandre Franzosi

O curso de jovens promovido anualmente pela Epagri em todo o estado foi adiado devido à pandemia da Covid-19, mas o jovem agricultor Alexandre Franzosi,  do município de Novo Horizonte, Oeste Catarinense, está com o projeto em andamento. Ele está recebendo assistência técnica da Epagri para implantação de pastagem perene destinada à bovinocultura de leite, que é a principal atividade da propriedade.

Segundo o extensionista rural da Epagri no município, Nelso Nunes de Oliveira, o jovem, com o auxílio de sua mãe Inês Macali Franzosi, já produziu 50 mil mudas de Capim-pioneiro e duas mil de Missioneira-gigante. “Essas mudas serão implantadas em uma área de aproximadamente 1,6 hectare, que servirá como matrizeira para geração de novas mudas”, diz o extensionista.  

As mudas foram produzidas por Alexandre com ajuda da mãe Inês

A assistência técnica, prestada em sua maioria por atendimento remoto, seguindo as orientações de preservação e proteção à contaminação do coronavírus, tem o objetivo de motivar o jovem e fazer com que ele chegue ao curso, quando ocorrer, com experiência e conhecimento para compartilhar com os demais participantes.

A Missioneira-gigante é uma gramínea perene de verão de origem catarinense.  Ela é resistente ao frio e se adapta bem às condições de solo e temperatura catarinenses. Atenta ao potencial dessa pastagem, a Epagri  vem desenvolvendo uma série de pesquisas para melhorar o acesso dos agricultores, como você pode ver no vídeo a seguir.