Seminário sobre turismo mobiliza mais de 120 pessoas em Urupema

Gerar oportunidade de qualificação e renda às famílias do meio rural e contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar por meio de assistência técnica focada na atividade das propriedades. Com esses objetivos, a segunda edição do Seminário Sobre Turismo Rural na Agricultura Familiar da Serra Catarinense, realizado em Urupema no dia 20 de novembro, mobilizou mais de 120 participantes de vários municípios da região.

De acordo com a coordenadora do evento, extensionista social da Epagri Maria Regina Ribeiro, cada município envolvido no projeto trabalha de acordo com sua vocação turística, seus aspectos econômicos, socioculturais e ambientais, tendo com o foco o desenvolvimento das comunidades. O seminário proporcionou aos participantes apresentar suas histórias, discutir assuntos de interesse coletivo, trocar experiências e levar o entendimento de que o turismo rural é uma importante alternativa de renda nas pequenas propriedades da Serra Catarinense.

A assessora de turismo da Amures Ana Vieira fez a palestra de abertura falando sobre Desenvolvimento do Turismo na Serra Catarinense. A coordenadora pedagógica do IFSC, Camila Espíndol,a apresentou o projeto de Extensão pelas Trilhas Contos e Sabores de Urupema. O seminário também promoveu visitação a diversos pontos turísticos de Urupema, café colonial e apresentação de trabalho de atrativo gastronômico.

O prefeito Evandro Frigo Pereira agradeceu a Epagri por ter escolhido Urupema para sediar o seminário. Também prestigiaram a abertura do evento o gerente regional da Epagri de São Joaquim Marlon Francisco Couto, o diretor do IFSC de Urupema Marcos Roberto Stroschein, a vice-prefeita de Urupema Cristiane Muniz Pagani Almeida e o secretário de Turismo de Urupema, Antenor Pinto Arruda de Neto – Tena.

Realizado no Instituto Federal de Santa Catarina, campus de Urupema, o seminário foi promovido pela Epagri em parceria com Sistema Amures, IFSC, Associação Amigos do Meio Ambiente, Universidade de Passo Fundo e a prefeitura. A edição de 2020 será no município de Bom Jardim da Serra.