Homeopatia é usada com sucesso no combate de verrugas em bovinos

  • Categoria do post:Mídia

A propriedade do casal Lari Dari Siebeneichler e a esposa Cristiane Fátima é um belo exemplo de produção de leite de qualidade. Eles moram no município de Paraíso, no Extremo Oeste Catarinense. A propriedade é pequena, são 11 hectares e a produção média das 12 vacas em lactação é de 180 litros por dia. Na rotina do casal é comum a visita dos extensionistas da Epagri, levando informações sobre as melhores tecnologias de produção. A novidade que surpreendeu o casal pelos bons resultados é o uso da homeopatia no tratamento das enfermidades do rebanho.

Um problema que Lari e Cristiane vinham enfrentando era o aparecimento de verrugas nos animais. A verruga bovina é uma doença infecciosa, causada por um vírus e provoca lesões no couro e no úbere. Ela parece principalmente em animais jovens.

A primeira providência tomada pelo casal foi conversar com a extensionista rural no município Andréia Sevald. Na busca de solução ao problema, Andréi chamou o veterinário da Epagri Jaime Alcir Vieira Prestes. Foi aí que surgiu a proposta de tratar os animais com homeopatia. E os bons resultados logo começaram a aparecer.

Além de tratar e curar, o uso da homeopatia previne o aparecimento de novas verrugas por causa da melhora na imunidade dos animais. Para Lari e Cristiane a opção pela homeopatia não poderia ter sido melhor. Bons resultados, garantia na qualidade do leite e menos gastos com medicamentos.  

O veterinário Jaime explica que além do custo menor o tratamento homeopático não deixa resíduos no leite e que com as capacitações da Epagri o conhecimento é de domínio da família do produtor.