Jovens rurais se formam no Extremo Oeste Catarinense

  • Categoria do post:Mídia

O curso Organização, Gestão e Protagonismo com Jovens Rurais formou mais uma turma em São Miguel do Oeste. Foram 25 jovens rurais de 18 a 29 anos que finalizaram a capacitação e estão mais preparados para permanecer na propriedade rural e aprimorar as atividades produtivas. A solenidade de formatura foi realizada no dia 21 de novembro.

Com 220 horas de duração, a capacitação seguiu de abril a novembro em regime de alternância: foram oito encontros presenciais de três dias, período em que os jovens ficaram hospedados no Centro de Treinamento da Epagri em São Miguel do Oeste (Cetresmo). “O curso visa o despertar do potencial humano, a sucessão familiar, a inclusão nos espaços de decisão e o acesso às informações técnicas, ambientais e tecnológicas”, destaca Flavia Maria de Oliveira, coordenadora do curso e extensionista da Epagri.

Nos encontros, os jovens foram capacitados em diversas cadeias produtivas, entre elas pecuária, horticultura, produção de grãos, piscicultura, apicultura e meliponicultura, com atividades teóricas e práticas. Também foram realizadas quatro viagens técnicas, que permitiram aos participantes ver na prática o que aprenderam com os instrutores da Epagri.

Projeto de Vida

No fim do curso, os jovens produziram e apresentaram um trabalho intitulado Projeto de Vida, que é uma proposta para ampliar ou melhorar alguma atividade na propriedade. A partir desse projeto, eles podem se habilitar para acessar recursos financeiros do programa de fomento da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. “Entre os projetos apresentados, a pecuária de leite foi a área que apresentou a maior demanda de recursos”, conta Flávia.

O curso é uma realização da Secretaria da Agricultura, por meio da Epagri, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Uma nova turma de jovens das regiões de São Miguel do Oeste e Palmitos deve iniciar a capacitação no próximo ano. Os interessados em participar devem procurar o escritório da Epagri de seu município. O curso é gratuito e os participantes precisam apenas providenciar transporte até o centro de treinamento.

Confira como os cursos da Epagri estão transformando a vida dos jovens do campo: