Mata ciliar: projeto revitaliza mais de 30 hectares no município de Paraíso

  • Categoria do post:Mídia

A mata ciliar é a floresta que margeia os rios, lagos e nascentes, tão importante para a proteção da água e conservação da biodiversidade quanto são os cílios para os olhos. Em todo o Estado, a Epagri desenvolve ações para recuperar e revitalizar a mata ciliar nas propriedades rurais. É o caso do município de Paraíso, no Extremo Oeste Catarinense.

Os alunos da Escola de Educação Básica Adolfo Silveira sabem bem a importância do plantio de espécies vegetais no entorno dos rios. Eles querem fazer da sua região um lugar de muito verde, com animais silvestres, água limpa e de qualidade. Para isso, mãos na terra.  É necessário proteger o Rio da Flores. Se depender do empenho e da dedicação dos 316 alunos, do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro do ano do ensino médio, o rio estará sempre com as margens floridas, de espécies nativas e frutíferas.

Há mais de 10 anos, a escola promove o plantio de mata ciliar nos rios que passam pelo município. “Agua, a flor da vida” é o nome do projeto de revitalização do Rio das Flores. Professores e alunos recebem instruções sobre como produzir as mudas. O extensionista social da Epagri Carlos Airton Paganini está na linha de frente, orientando e ajudando na execução do projeto para que Paraíso se orgulhe cada vez mais de suas matas ciliares.  “A Epagri tem essa visão de trabalhar as questões sociais, ambientais e econômicas e não poderia ser diferente. Já conseguimos avançar em mais de 30 hectares de margens de rios recuperadas e revitalizadas. Hoje nós percebemos que as pessoas melhoraram a consciência ambiental e estão fazendo de suas comunidades um lugar melhor de se viver”.

Outras atividades também são desenvolvidas no município como o recolhimento de material reciclável. Dilse Garlet, professora e coordenadora pedagógica, diz que já foram realizadas três campanhas. “Nós promovemos vários seminários e mobilizamos a população para a separação do lixo e por meio de um projeto municipal conseguimos eliminar a utilização de sacolas plásticas”.

Muitos parceiros estão engajados na ação. É o caso do Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil. O gerente da instituição Blásio Spaniol destaca a importância da iniciativa. “Se nós preservarmos a mata ciliar, preservamos a vida em primeiro lugar, mas também preservamos a possibilidade de pessoas continuarem vivendo aqui, desenvolvendo todo o ciclo econômico de maneira sustentável”.

Veja no vídeo a reportagem completa.