Estudantes aprendem sobre sementes crioulas e preservação do ipê-amarelo

sementes crioulas
Guardiões de sementes contaram suas histórias para os estudantes

Quase mil estudantes e professores da Escola de Educação Básica Sólon Rosa, de Curitibanos, participaram de um ciclo de quatro palestras e oficinas sobre sementes crioulas promovido pela Epagri de Frei Rogério em parceria com agricultores. O evento foi realizado no dia 27 de setembro, quando os participantes aprenderam sobre a importância de preservar sementes crioulas de arroz, feijão e milho e ouviram depoimentos dos próprios guardiões: os agricultores Gérson Fertig e Diodato Delfes.

A programação começou com o vídeo “Guardiões de sementes”, produzido pela Epagri, que fala sobre o papel dos guardiões na manutenção da diversidade e na multiplicação desse patrimônio genético. O público ouviu a história do agricultor Diodato, que contou como começou a guardar as sementes há mais de 50 anos. Gérson também deu seu depoimento, contou histórias das sementes que ele guarda e lançou um desafio para a escola: em 2020, fazer uma grande oficina de troca de sementes com os alunos. Ele entregou mais de mil kits com sementes variadas para que os alunos e professores plantem e compartilhem no ano que vem.

“O objetivo de trazer a Epagri e os agricultores Gérson e Diodato à escola foi criar um espaço de conscientização sobre a importância das sementes, a importância da diversidade da produção da agricultura familiar e a preocupação com as futuras gerações, visto que a maioria dos filhos de agricultores do município estuda nesta escola”, disse Adriano Stédile de Souza, diretor da escola.

ipê amarelo educação ambiental
Alunos plantaram mudas da árvore que é símbolo de Frei Rogério

Ipê-amarelo

Em Frei Rogério, outra ação da Epagri do município mostrou a 80 crianças e professores a importância do ipê-amarelo (Tabebuia alba). Em parceria com a prefeitura, a Epagri realizou uma programação de palestras e oficinas nos Centros Municipais Irmã Florentina e Adolfo Soletti no dia 23 de setembro. Os participantes plantaram mudas dessa árvore que é símbolo do município.

O objetivo foi conscientizar os alunos para a preservação dessa espécie, das matas e do solo, garantindo que as futuras gerações zelem pela conservação da biodiversidade. “O ipê-amarelo, da família Bigoniaceaie, foi instituído árvore símbolo do município de Frei Rogério. Também é árvore símbolo do Brasil, cuja data comemorativa é dia 21 de setembro”, explica o extensionista da Epagri Élcio Pedrão.

O extensionista conta que a Secretaria de Educação do município está empenhada em promover campanhas educativas sobre a importância do ipê-amarelo, além de estimular o plantio de mudas nos espaços públicos e privados do município.