Comida como cultura: comunidade resgata receitas tradicionais em Peritiba

  • Categoria do post:Mídia

A comida que está presente em nossa mesa representa muito mais que a nutrição. Ela significa cultura, laços familiares e comunitários e mostra a identidade de um povo. Quantas histórias estão contidas em uma receita? O projeto Comida como Cultura, desenvolvido no município de Peritiba, no Oeste Catarinense, busca resgatar modos de vida.

A família Reinisch produz chimia há mais de 40 anos. Seu Nercildo e a esposa Lurdes aprenderam com os pais a receita e todo ano têm o hábito de produzir o doce. Eles costumam fazer a chimia e conservar em latas para depois servir com o pão no café da manhã e no lanche da tarde. “Aqui em casa nunca falta chimia e nós gostamos de comer todos os dias com pão e nata”, diz o agricultor.

A troca de experiências e o preparo de receitas com ingredientes locais despertaram o interesse de um grupo de famílias da comunidade Lageado Mirim, do interior de Peritiba. Lá, as tradições germânicas são preservadas e a comida reflete os costumes herdados das gerações mais antigas.

Num encontro realizado na sede da comunidade, a Juraci Berton Klein apresentou uma receita para compartilhar com o grupo que é tradição na família: a cuca de mandioca. Já, a Laurete Engel explicou como é feito o bolinho de arroz, um jeito de aproveitar as sobras e incrementar o cardápio da semana.

A extensionista social da Epagri Vania Franciele Sander conta que cada receita representa afeto, carinho de mãe, lembra casa cheia, mesa farta e momentos de alegria. O projeto Comida como Cultura nasceu exatamente para evidenciar esses momentos tão presentes na memória das famílias. “Nós buscamos resgatar pratos típicos locais, o hábito de produzir os alimentos com ingredientes das propriedades rurais e também proporcionar encontros de confraternização entre os morados da comunidade”.

É assim, trocando ideias, sementes, experiências e muitas receitas que a comunidade preserva os seus valores. São momentos de aprendizagem e de confraternização que vão ficar guardados na memória e nos livros de receitas para sempre.

Veja a reportagem completa sobre o projeto Comida como Cultura em Peritiba.