Agricultores paraguaios visitam propriedades rurais na região de Concórdia

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri recebeu agricultores que fazem parte de uma colônia de japoneses da região de Pirapó, no Paraguai. O grupo realizou visitas técnicas em propriedades rurais na região de Concórdia nos dias 30 e 31 de julho. Essa viagem técnica faz parte do Projeto de Intercâmbio, Cooperação e Geração de Negócios dos Agricultores Nikkeis da América do Sul, promovido pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão.

Segundo o extensionista rural de Concórdia, Ezequiel Nunes, os agricultores do país vizinho produzem grãos e comercializam a produção com auxílio da Cooperativa Agrícola Pirapó. “Somente a produção de grãos tem sido insuficiente para viabilizar as propriedades rurais , por isso surgiu o interesse de conhecer experiências em Santa Catarina”, diz.

Na região de Concórdia o grupo conheceu experiências de produção de leite, processamento de pescados, ovos e produção e processamento de frutas.  Forma realizadas visitas em propriedades e agroindústrias atendidas pela Epagri nos municípios de Concórdia, Presidente Castello Branco, Jaborá e Itá. Os agricultores também visitaram a Embrapa Suínos e Aves de Concórdia.

“Os agricultores ficaram bastante impressionados pela diversidade de atividades presentes no meio rural da região Oeste de Santa Catarina. Além disso, destacaram também a importância de realizar o processamento das matérias primas agropecuárias para agregar valor e acessar novos mercados”, diz Ezequiel. “Nós da Epagri também ficamos bastante satisfeitos com este intercâmbio, pois foi uma oportunidade de conhecer novas experiências com os relatos dos visitantes”.