Agricultores de Curitibanos visitam a Capital Catarinense da Hortaliça

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri organizou uma excursão de agricultores e técnicos de Curitibanos, Frei Rogério e Santa Cecília para conhecerem a produção de hortaliças em Antônio Carlos. A visita à Capital Catarinense da Hortaliça foi realizada no dia 3 de julho e contou com 37 participantes.

O grupo visitou três propriedades: duas de produção de hortaliças orgânicas, entre elas a Chácara Beija-flor, muito conhecida no mercado de hortaliças processadas, e uma que produz chuchu e maracujá em Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). O objetivo foi aprender sobre o manejo e ver a importância do uso de adubação verde e cobertura de solo.

O roteiro incluiu a visita a uma agroindústria de produção de hortaliças minimamente processadas que já tem vendas estabelecidas nos supermercados da região. “Esse tipo de produto vem dominando o mercado consumidor nos grandes centros, pela busca por produtos frescos, práticos, vendidos em pequenas embalagens e prontos para o consumo. É, sem dúvida, a tendência de mercado na produção de hortaliças”, destaca Juliana Golin Krammes, engenheira-agrônoma da Epagri de Curitibanos.

Os visitantes levaram mudas de mandioquinha-salsa da variedade Gigante Angelina para distribuir entre os agricultores da sua região e avaliar o desenvolvimento. Mudas de gengibre e açafrão serão implantadas em uma unidade de observação para analisar o potencial de cultivo e a viabilidade para produção comercial.

A excursão foi realizada com recursos do Programa Ater mais Gestão com a Coper Planalto Sul e buscou motivar e levar conhecimento para os agricultores familiares aplicarem em suas propriedades.