Agroindústria de Arabutã aposta em receita germânica tradicional

  • Categoria do post:Mídia

O município de Arabutã, no Oeste Catarinense, está localizado há 20 quilômetros da cidade de Concórdia. A maior parte dos 4.200 habitantes vive na área rural e se dedica à agropecuária. Arabutã foi colonizada por imigrantes alemães. O lugar possui o título de Capital Catarinense da Descendência Germânica. Muitos costumes são mantidos até hoje.

Por lá, o alemão é o idioma presente nas conversas há várias gerações. O apego não é somente na linguagem mas também em muitos outros hábitos do dia a dia das famílias.

Na alimentação existe uma forte influência germânica, tanto que Arabutã é considerada a Capital Catarinense da Cuca Alemã. A receita foi trazida pelos imigrantes e era preparada apenas em ocasiões especiais, mas hoje a cuca está na mesa em qualquer dia da semana.

Essa demando abriu portas de negócios para os agricultores familiares. É o caso da agroindústria da família Hann, instalada na comunidade Linha Godofredo. Adriane e o marido Rogemar decidiram trabalhar com produção de cucas porque é um produto que tem muita procura na região. A especialidade é a tradicional cuca alemã. “Nós fazemos cucas de uva, de abacaxi, de chocolate, de coco e também de requeijão e todas têm muita saída”, conta Adriane, empolgada com o empreendimento.

Para a construção da agroindústria, a família Hann contou com a orientação técnica da Epagri e apoio financeiro do Programa SC Rural. O engenheiro de alimentos da Epagri, Ezequiel Nunes, explica que a planta da agroindústria foi elaborada de acordo com as exigências da legislação sanitária e que a empresa também orientou na criação dos rótulos. “ Essas ações são necessárias para que as famílias possam comercializar seus produtos com segurança, obtendo assim uma renda adicional na propriedade rural”.

Veja a reportagem completa sobre o empreendimento de cucas alemãs no canal da Epagri no YouTube.