Copafax integra jovens produtores em Xavantina

  • Categoria do post:Mídia

O jovem Maicon José Pozzer trabalha com produção de ovos. A Juliane Cenci se dedica aos panificados: bolachas, pães e cucas caprichosamente elaborados. O negócio de Gilberto Pavan e Neucir Pradella é tradição no Oeste Catarinense. São os embutidos de carne suína, afinal lá é o maior polo produtor do Brasil.

O que tem esses produtores em comum? São jovens, decidiram ficar na agricultura, são empreendedores e viram que a melhor forma de se fortalecer no campo é por meio do cooperativismo.

A Copafax – Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de Xavantina foi decisiva para que os sócios tivessem acesso aos recursos do Programa SC Rural, iniciativa do Governo do Estado com financiamento do Banco Mundial para aumentar a competitividade da agricultura familiar catarinense. Com isso, cada uma das unidades pôde ser modernizada. É o caso do empreendimento do Maicon. Ele possui uma unidade de produção de ovos. São 5 mil e 800 galinhas poedeiras, 400 dúzias de ovos por dia. A aposta no negócio deu certo e gera uma renda fixa no campo. “Nós começamos com uma atividade pequena e em 2016 recebemos uma proposta para participar da cooperativa e receber recursos do Programa SC Rural. Com isso, conseguimos ampliar a produção”, diz o jovem produtor que é também presidente da Copafax.

Para Juliane, a habilidade está na cozinha. A família Cenci investiu na produção de bolachas, cucas e pães que fazem sucesso na região. As vendas da Padaria da Luci não param de crescer. Juliana conta que está testando novos produtos para diversificar a oferta da agroindústria. “Pretendemos trabalhar também com pizza e aumentar ainda mais a abrangência do mercado”.

A sociedade de Gilberto e Neuci não poderia ser melhor. Os produtos da Embutidos Xavantina conquistaram mercados exigentes. Salame, copa, linguiça e carnes são produzidos com capricho e a certeza de matéria-prima de qualidade.

Em todo o projeto de implantação dos empreendimentos, melhoria da infraestrutura e capacitação dos produtores está a orientação técnica da Epagri. É assim que as famílias têm motivação para ficar no campo com renda e qualidade de vida.

Assista a reportagem completa sobre a Copafax no Canal da Epagri no YouTube.