Agricultoras e artesãs de São Ludgero buscam novos mercados

As associadas à Cooperação – Cooperativa de Mulheres Agricultoras e Artesãs de São Ludgero estão buscando ampliar o mercado para o seus produtos, que atualmente são panificados, bolachas, feijão, doces, salgados, polpas de frutas, hortaliças em geral e tilápia. No dia 27 de maio elas se reuniram com o extensionista rural da Epagri do município, engenheiro-agrônomo Igor Franz Dittert, em busca de mais informações sobre o acesso a políticas públicas.

Igor explica que a cooperativa já acessa o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Nessa reunião aproveitamos para tirar duvidas sobre o programa de forma a tornar a cooperativa mais competitiva em âmbito regional. Avaliamos ainda expandir a venda via Pnae para municípios da região que podem ampliar o volume de compras  de alimentos produzidos pela agricultura familiar com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Também entendemos que podemos melhorar nosso alcance dessa política publica participando de outras modalidades, como o Programa de Aquisição de Alimentos”.

Atualmente a cooperativa reúne 23 famílias. Ao ampliar o acesso às políticas públicas, esse grupo poderá aumentar a escala de produção, bem como a renda. “O alcance de novos mercados é hoje o principal gargalo da cooperativa que já possui uma feira municipal e conta com agroindústrias com produção aquém de sua capacidade produtiva”, diz o extensionista.