Seminário discute produção de alimentos para merenda escolar

  • Categoria do post:Mídia
merenda escolar
Participantes prepararam receitas com produtos da agricultura familiar

Alimentação escolar pode e deve ser muito mais do que servir um lanche nutritivo na escola. Essa foi uma das lições do Seminário Estadual de Qualificação das Ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que a Epagri realizou no dia 7 de agosto no Centro de Treinamento de Campos Novos (Cetrecampos). O evento reuniu 100 profissionais envolvidos no programa para trocar experiências e apresentar casos inspiradores nessa área.

Nutricionistas responsáveis pelo PNAE nos municípios, técnicos da Epagri e responsáveis pelo PNAE no Estado participaram de uma programação com palestras, mesa redonda e oficinas que apresentaram o trabalho de parceria entre as prefeituras e a Epagri. Além de conhecer experiências de sucesso do programa em diversos municípios, o grupo participou de oficinas sobre escolhas alimentares, sazonalidade dos hortifrútis, receitas com produtos da agricultura familiar, motivação e trabalho em parceria.

merenda escolar
O público conheceu casos de sucesso do PNAE em SC

Telma Köene, Coordenadora Estadual do Programa Gestão de Negócios e Mercados da Epagri, conta que a Empresa tem trabalhado em parceria com os responsáveis pelo PNAE em alguns municípios, o que potencializa as ações junto aos agricultores para organização e produção dos alimentos. “Onde o programa é bem conduzido, acontece a valorização da agricultura familiar e da cultura local, o desenvolvimento da produção de alimentos seguros, que acaba indo também para outros mercados e melhorando a oferta no município, além de colaborar com o desenvolvimento local, pois os recursos ficam no município”, explica.