Epagri apresenta dez trabalhos em simpósio internacional sobre resíduos agropecuários

  • Categoria do post:Mídia

Pesquisadores da Estação Experimental de Itajaí levaram um pouco do conhecimento gerado pela Epagri ao VI Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais (Sigera), realizado nos dias 9 e 10 de maio em Florianópolis. Em um dos maiores eventos do mundo com foco nesse tema, os representantes da Epagri apresentaram nove trabalhos científicos e uma palestra.

O pesquisador Rafael Ricardo Cantú proferiu uma palestra sobre a transformação dos resíduos da agroindústria de alimentos Pamplona em fertilizantes orgânicos de alta qualidade. O pesquisador Alexandre Visconti apresentou um trabalho científico, na forma oral, sobre o uso de biofertilizantes de resíduos marinhos no controle de doenças de hortaliças. Os pesquisadores Rafael Morales e Euclides Schallenberger apresentaram estudos sobre o uso de fertilizantes orgânicos provenientes de resíduos agroindustriais e de resíduos minerais provenientes de rochas de ardósia na adubação de hortaliças.

De acordo com Shallenberger, a produção dos setores agropecuário e agroindustrial traz desafios ambientais para que o desenvolvimento ocorra considerando a sustentabilidade dos sistemas. “Essa sustentabilidade insere o correto gerenciamento dos resíduos gerados, baseando-se em conhecimentos e tecnologias, o que garantirá produção de alimentos de reconhecido valor ambiental e a tomada de decisões nas dimensões ambiental, social e econômica”, defende.