Técnicas agroecológicas são tema de oficinas em Frei Rogério

  • Categoria do post:Mídia

Produzir alimentos sem agrotóxicos fica bem mais fácil quando o agricultor domina algumas técnicas da produção agroecológica. Por isso, a Epagri de Frei Rogério se uniu à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município e à UFSC de Curitibanos para realizar uma oficina com famílias rurais da região. A atividade foi realizada no dia 1º de junho no Centro de Convivência da Terceira Idade, com a participação de 35 agricultores, jovens rurais e estudantes.

Os participantes aprenderam sobre manejo e conservação do solo, uso de plantas atraentes e repelentes de insetos, plantas alimentícias não convencionais (Pancs), caldas bordalesa, viçosa e sulfocálcica, biofertilizantes e adubos (como a compostagem e bokashi). Também conheceram um método para determinar o momento ideal para irrigar as plantas.

A engenheira-agrônoma Adriana Francisco conta que a Epagri e a Secretaria da Agricultura vêm trabalhando para incentivar os membros da Cooperativa Ecológica Regional da Agricultura Familiar de Frei Rogério (Coperaf) a repensar seu modo de produção. “Essa ação em parceria UFSC tem como objetivo incentivar os associados e demais agricultores a praticar a produção sustentável de alimentos”, finaliza.