População de Pinheiro Preto conhece o trabalho da Epagri

A Epagri de Pinheiro Preto, no Meio Oeste Catarinense, tem atuado fortemente com a fruticultura de clima temperado, a pecuária e a capacitação de jovens rurais. Os trabalhos desenvolvidos pela equipe local foram apresentados à população na noite do dia 6 de maio pelo extensionista rural Alberto Farber, em sessão na Câmara de Vereadores.

Na área de fruticultura são desenvolvidos projetos de pesquisa visando solucionar os problemas dos agricultores, como por exemplo o diagnóstico do declínio da videira e as formas de controle. Em outro trabalho a equipe está desenvolvendo ferramentas para otimizar o tempo dos produtores, como um programa livre e gratuito para recomendações de adubação e calagem. O extensionista ressaltou a instalação da estação meteorológica, outra ferramenta disponível para o meio rural acompanhar as condições climáticas em tempo real e assim escolher os melhores momentos para plantio, colheita e tratamentos fitossanitários. Alberto explicou ao público que a Epagri realiza visitas frequentes para assistência técnica e orientações para a obtenção de bons resultados e uma agricultura mais sustentável.

Na área de pecuária a Empresa procura, por meio de dias de campo e reuniões técnicas, instruir os pecuaristas para o plantio e o manejo de pastagens perenes, piqueteamento e bem-estar animal, garantindo dessa forma excelentes resultados e redução de custos. No projeto envolvendo jovens rurais, a Epagri oferece capacitações para promover a realização de projetos de vida com aporte de recursos por parte do Estado de Santa Catarina, propiciando aos jovens ferramentas e condições de trabalho modernas e ajustadas as suas necessidades.

Na apresentação, o engenheiro agrônomo expôs os resultados de um trabalho de especialização em energias renováveis, em que faz um estudo de caso envolvendo a suinocultura do município e a compensação de energia elétrica em prédios públicos municipais, evidenciando o alto potencial de geração de energia com o biogás e a grande economia que esse tipo de projeto pode trazer tanto para o meio rural como para a administração pública do município.