Evento em Chapecó reúne pais de jovens rurais

  • Categoria do post:Mídia

O trabalho com jovens rurais vem sendo executado desde 2013 no Oeste Catarinense e tem contribuído com o processo de formação e estímulo ao protagonismo desse grupo, demonstrando resultados positivos e contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar. Como um desafio, as gerências da Epagri de Chapecó, São Lourenço do Oeste e Xanxerê, decidiram aperfeiçoar o trabalho e desenvolver ações com os pais dos jovens que estão participando da capacitação no ano de 2019.

O encontro foi realizado nos dias 2 e 3 de maio em Chapecó, quando os familiares se encontrarem para trocar experiências e viver momentos de recordações.  Participaram de 21 pais (13 famílias), que por dois dias deixaram as responsabilidades da propriedade por conta dos filhos e usufruíram do momento que a Epagri preparou para eles.

Foram oportunizadas reflexões sobre a valorização da agricultura familiar, o resgate musical das gerações anteriores, as representações do papel na unidade familiar (gênero e geração), relacionando as experiências vivenciadas das gerações anteriores com os momentos das gerações atuais. Como encerramento das atividades o grupo refletiu sobre a felicidade e os valores primordiais para o convívio familiar.

Segundo a extensionista social de Chapecó, Cianarita Caron Figueiró, os pais se mostraram satisfeitos com o trabalho da Epagri e abertos a incentivar os filhos nas iniciativas deles. “Para nós, extensionistas da Epagri, o sentimento de gratidão dos familiares, expresso nos relatos, nos dá a certeza da continuidade desse trabalho junto às famílias dos jovens que são capacitados em cada ano”, diz ela