Cooperativa de agricultores familiares muda a rotina em Frei Rogério

  • Categoria do post:Mídia

A Cooperativa Ecológica Regional da Agricultura Familiar (Coperaf) de Frei Rogério foi fundada recentemente, em outubro de 2018, mas já mudou a rotina do município. Com agenda cheia, incluindo participação em eventos e feiras, os associados estão sempre em atividade. E os consumidores da região são atraídos pela disponibilidade e pela qualidade dos produtos da agricultura familiar.

Em março, a Coperaf divulgou e comercializou seus produtos na Festa da Colheita da Pêra Japonesa. Em abril, duas edições da Feira do Peixe Vivo e da Exposição de Produtos Coloniais da Agricultura Familiar permitiram a venda direta de produtos aos consumidores da região.

Além de comprar o peixe para a Semana Santa, o público adquiriu produtos orgânicos, crepe francês, suco de uva, licores variados, vinho colonial, hortaliças folhosas e raízes, artesanatos, bolachas e biscoitos, pães, cucas, cogumelos e pêra japonesa. “Observamos a diversidade de produtos e o quanto isso atrai os consumidores na busca de um alimento produzido localmente e com tecnologias sustentáveis”, destaca Adriana Francisco, engenheira-agrônoma da Epagri de Frei Rogério.

A Coperaf é resultado do trabalho conjunto da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente com a Epagri e a Rede Ecovida. A cooperativa conta com 22 associados e envolve a participação 50 pessoas. Alguns cooperados já têm o selo de produto orgânico e os demais estão na fase de transição, buscando uma produção mais equilibrada e diversificada.