Programa Mais Gestão impulsiona cooperativa em Siderópolis

  • Categoria do post:Mídia

Com o objetivo de fortalecer a gestão e aperfeiçoar as áreas financeira, produtiva e social das Organizações da Agricultura Familiar em Santa Catarina, a Epagri firmou, em 2018, uma parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) para desenvolver o Programa Mais Gestão. A Cooperbelluno, Cooperativa de Agricultores Familiares de Siderópolis, no Sul de Santa Catarina, é uma das 39 beneficiadas pelo programa.

Os cooperados contam com assistência técnica direta voltada a melhorias na gestão, com foco no mercado. “As atividades vão da adesão dos empreendimentos, passando por diagnóstico, elaboração participativa de plano de gestão, prospecção de mercado, atendimentos individuais e coletivos, até a avaliação dos resultados”, resume Heloísa Ricken Angelo, extensionista da Epagri em Siderópolis.

Para Raul Silvano Viola, presidente da Cooperbelluno, “a Epagri sempre foi parceira da cooperativa, e agora está realizando um trabalho que será um divisor de águas, principalmente na comercialização dos nossos produtos”.

Entre os trabalhos já realizados nessa cooperativa estão a prospecção de novos empreendimentos, cooperados e produtos, a estruturação de empreendimentos existentes, a avaliação de ferramentas de administração e gestão, o treinamento dos colaboradores e cooperados nas ferramentas de administração e a assessoria à feira da agricultura familiar.