Oeste Catarinense desenvolve ações com jovens e mulheres

O Programa Capital Humano e Social e o Serviço Social da Epagri no Oeste Catarinense têm trabalhado fortemente para fortalecer as relações de gênero e das gerações na área rural como uma forma de estimular o protagonismo das mulheres e dos jovens nos diferentes espaços de atuação.

Com esse objetivo, foram realizadas ações com os dois públicos em março. O primeiro deles foi o III Encontro das Mulheres Epagrianas, nominado “Beleza de dentro pra fora”, com objetivo de comemorar o dia internacional da mulher, construir vínculos afetivos entre as colaboradoras da Epagri da região, bem como buscar a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.

O evento aconteceu no dia 15 de março no Centro de Treinamento de Chapecó (Cetrec), envolvendo 60 mulheres das regiões de Chapecó, São Lourenço do Oeste e Xanxerê. Segundo a extensionista social Cianarita Caron Figueiró, foram promovidas oficinas de construção do coração afetivo e momentos de reflexões sobre o valor da mulher, culminando em um dia de capacitação, de fortalecimento da autoestima e dos vínculos entre as colaboradoras da região, que refletem também nas ações desenvolvidas com as mulheres rurais.

Foto: Jô Carvalho

O outro evento foi a 1ª alternância com jovens rurais do Oeste, realizada entre os dias 19 a 21 de março, também no Cetrec. A aula inaugural do curso foi realizada no dia 19 de março com a presença dos jovens, familiares, técnicos da Epagri e lideranças municipais.  Os participantes tiveram a oportunidade de participar no diálogo sobre a permanência do jovem rural e apresentar sugestões que possam fortalecer o processo da sucessão familiar. Participaram de 22 jovens rurais de diversos municípios pertencentes às regionais de Chapecó, São Lourenço do Oeste e Xanxerê.

Os participantes também tiveram momentos de reflexões sobre os desafios e perspectivas das juventudes rurais do Oeste de Santa Catarina, promovidos pela palestra do professor Rodrigo Kumer, de São Miguel do Oeste.