Queijo serrano é degustado na 6ª Vindima de Altitude

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri realiza há mais de 10 anos diversos trabalhos de campo na Serra Catarinense para a qualificação e a valorização do Queijo Artesanal Serrano (QAS), sempre com o objetivo de organizar melhor a cadeia produtiva e buscar a padronização e a segurança alimentar. Como uma forma de divulgar a qualidade do produto, os produtores levaram o QAS para degustação na 6ª Vindima de Altitude, realizada na região de São Joaquim durante o mês de março.

O produto foi apresentado ao público do evento pela Aproserra (Associação de Produtores de Queijo Artesanal Serrano da Serra Catarinense), com apoio da Epagri, entre os dias 1 e 3 de março. “Essa participação teve como principal objetivo a divulgação e a aproximação dos produtores e consumidores com o queijo serrano maturado, além de promover uma experiência de harmonização entre o produto e os vinhos e espumantes produzidos na região”, explica a extensionista social de São Joaquim, Cristiane Lopes Couto.

Segundo a extensionista, a Aproserra já participou na 5ª edição da Vindima e o convite veio da Associação Vinhos de Altitude Produtores e Associados, organizadora do evento. “Isso comprova que o queijo artesanal serrano é um produto muito apreciado e valorizado além dos limites da sua área de fabricação”.

A 6ª Vindima de Altitude reúne 14 vinícolas da Serra catarinense durante todo o mês de março.  A programação inclui atividades nos parreirais, passeios e degustações harmonizadas, com o melhor da produção vitivinícola da região de São Joaquim. A expectativa dos organizadores é que a produção passe de mil toneladas, em uma área de cerca de 250 hectares. Com esse volume, deve-se chegar a um milhão de garrafas entre vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes.