Qualificação e acesso à tecnologia são essenciais para o jovem permanecer no campo

A vice-governadora do Estado, Daniela Cristina Reinehr, foi uma das palestrantes na aula inaugural do curso de Organização, Gestão e Protagonismo com jovens rurais em Itajaí, que aconteceu nesta terça-feira, 19 de março, no Centro de Treinamento da Epagri. Ela destacou a importância do grupo buscar meios para se qualificar e acessar as tecnologias. “É central cultivar nossa tradição e aliar isso à tecnologia, bem como agregar valor ao que é produzido para melhorar a renda no meio rural e fazer com que o jovem queira ficar ali”, disse.

Dentre os potencialidades a serem exploradas no campo, Daniela destacou o turismo rural. “Os valores da roça são habituais para quem está lá, mas para quem vive no urbano é sensacional. Daí o potencial do turismo domiciliar rural”. Ela enfatizou a importância da população urbana conhecer o meio rural e as experiências que o campo pode oferecer, revertendo em renda para o produtor. “A agricultura é o que manteve este país no ultimo ano.  Vocês precisam ter consciência do valor dos agricultores”, disse.

“Como podemos fazer a diferença para desenvolver os potenciais? Esse é o nosso desafio. Criem, inventem, busquem conhecimento”, disse a vice-governadora aos 32 jovens participantes das regiões de Itajaí, Blumenau e Joinville. A aula teve como tema a sucessão familiar no campo e abriu o primeiro de oito módulos a serem realizados até agosto. A extensionista da Epagri, Rose Gerber, responsável pela Ação Jovem, também palestrou no dia.

A Epagri promove há dez anos cursos para jovens rurais de todo o Estado. Neste período foram capacitados mais de 2 mil catarinenses, em 72 turmas. Ao final de cada curso, os alunos elaboram projetos de melhorias em suas propriedades rurais e a Epagri seleciona os melhores, que recebem financiamento do Estado para serem implementados. Nos 10 anos de vigência do curso, foram 902 projetos financiados, no valor de R$ 7,8 milhões.