Epagri realiza oficina temática sobre processamento de bananas

Técnicos da Epagri das regiões de Itajaí, Blumenau e Joinville (UGT 6) se reuniram no dia 21 de março, no Centro de Treinamento de Itajaí, para uma Oficina sobre Processamento de Bananas.  As técnicas aprendidas serão repassadas aos bananicultores para que eles possam diversificar a oferta de produtos, agregando valor à produção.

“Em função das condições climáticas, a produção de bananas em Santa Catarina apresenta sazonalidade, o que resulta na concentração da oferta e consequente redução dos preços pagos ao agricultor, além da menor qualidade da fruta quando colhida nos meses mais frios. Todos esses fatores sinalizam para a importância de se ter alternativas à comercialização da fruta fresca”, explica a pesquisadora da Estação Experimental de Itajaí Luana Aparecida Castilho Maro.

Temas como alternativas à sazonalidade da produção e dos preços da banana, plano de negócios e boas Ppáticas de fabricação foram abordados pelo Líder do Projeto Fruticultura e Gerente Regional Ricardo Zimmermann de Negreiros e também pelo engenheiro de alimentos Henrique Tirolli.

A oficina contou com a participação de extensionistas sociais de Itajaí e Jaraguá do Sul que demonstraram as inúmeras possibilidades de produtos obtidos a partir da fruta madura e verde e seus benefícios na alimentação como forma de valorização do produto. Coube à pesquisa explanar sobre a experiência com o cultivar BRS SCS Belluna, que apresenta aptidão para o processamento agroindustrial, a qual foi confirmada pela realização de inúmeros ensaios.

Segundo Luana, a equipe de pesquisadores da Estação Experimental de Itajaí na área de bananicultura está atenta ao estudo de potencialidades de diferentes cultivares para o processamento com destaque para a composição nutricional, teor de amido resistente e qualidade pós-colheita como alternativas aos principais genótipos usualmente utilizados.  “Ao longo dos últimos meses foram realizadas outras seis oficinas temáticas com o propósito de aprofundar a discussão e o conhecimento sobre assuntos importantes demandados pela cadeia produtiva no âmbito das ações do Projeto Fruticultura na UGT6, que tem como foco o trabalho em bananicultura”, diz a pesquisadora.

Quarto maior produtor de banana do país, Santa Catarina conta com cerca de 3,4 mil bananicultores e mais de 28 mil hectares plantados. A produção está concentrada no Norte do Estado e Vale do Itajaí, principalmente nos municípios de Corupá, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Luiz Alves.