Epagri de Guaramirim busca encurtar a cadeia de comercialização de produtos agrícolas

  • Categoria do post:Mídia

Um aplicativo direcionado a agricultores familiares e consumidores da produção agrícola – restaurantes, cozinhas industriais, hotéis – promete encurtar a cadeia de comercialização dos alimentos em Guaramirim, no Norte Catarinense. A tecnologia foi apresentada aos produtores rurais e consumidores no dia 25 de fevereiro em reunião na Associação Empresarial do município (Aciag), organizada pela Epagri em parceria com a Aciag e apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Segundo as extensionistas rurais da Epagri de Guaramirim, Zelita de Lourdes Gomes e Camila de Macedo Golba, o evento surgiu de uma demanda dos agricultores durante uma reunião de planejamento de atividades da Epagri. “Muitas vezes os agricultores não conseguem receber um preço justo pelos seus produtos e acabam ficando reféns de intermediários e das oscilações de preços no mercado. Também ocorre de os produtos agrícolas perderem a qualidade devido à demora em chegar à mesa do consumidor. Portanto, quando proporcionamos o encurtamento da cadeia de comercialização através da venda direta do agricultor para o consumidor final, conseguimos agregar valor ao produto fazendo com que o agricultor ganhe mais e que o produto chegue com mais qualidade à mesa do consumidor, com preço justo e com menos desperdícios”, ressalta Zelita.

“O aplicativo foi uma das alternativas de comercialização direta apresentadas aos agricultores e consumidores. Ganha o produtor que pode programar a produção e garantir a estabilidade do preço ao longo da safra e ganha o consumidor, que tem a garantia de entrega, preço e qualidade”, diz Camila. Ela reforça que os agricultores também estão sendo incentivados a participar do Programa Nacional de Alimentaão Escolar (Pnae) e da feira livre local. “Com essas ações esperamos que os agricultores tenham mais autonomia na venda e no planejamento de sua produção, além de fazer com que o produto seja comercializado no município e desta forma contribua para a economia local”.

Durante o evento foi feita uma mostra de produtos dentro do auditório onde aconteceu a palestra. Os agricultores trouxeram seus produtos para exposição para que os empresários presentes conhecessem os produtos e as marcas locais.