Excursão reforça a importância do trabalho cooperado na agricultura familiar

Produtores rurais do Planalto Norte foram ao Sul do Estado em busca de conhecimento e subsídios para melhorar a organização em cooperativas. Participaram agricultores de São Bento do Sul e de Mafra, nutricionistas de Canoinhas e de São Bento do Sul, além de técnicos da Epagri. O grupo foi para os municípios de Urussanga, Siderópolis e Içara nos dias 22 e 23 de agosto.

A excursão foi uma ação do Programa Mais Gestão para a Cooperativa de Produtores Rurais de São Bento do Sul (Aprosul). Atualmente a Aprosul entrega a produção para as escolas do município, por meio do Programa Nacional de Alimentação escolar (Pnae). A viagem foi para o grupo conhecer experiências exitosas em outras localidades, de forma a aprimorar o Pnae – por isso a participação das nutricionistas, e ações locais que estão dando retorno aos agricultores.

A Estação Experimental da Epagri em Urussanga foi um dos locais visitados. Lá o grupo conheceu os trabalhos com diferentes variedades de banana e de aipim que são vendidos no Pnae local. Em Siderópolis a excursão foi em uma propriedade com certificação orgânica de hortaliças, onde foram discutidas estratégias de mudança dos sistemas convencionais de cultivo.

Em Içara os produtores conversaram com membros da Coopafi, onde conheceram as linhas de ação dos associados, como a venda para o PAA, Pnae, feira da agricultura familiar, projeto municipal do kit-feira (para o qual o funcionalismo ganha um vale mensal para trocar por produtos na feira local), projeto de troca de lixo seco por vales para compra na feira. Todos visitaram a feira local e trocaram informações com os feirantes. Ainda em Içara foram visitadas três propriedades rurais associadas à Coopafi, que trabalham com banana orgânica, processamento de frutas e pitaia orgânica.

“A proposta apresentada ao grupo foi de que é possível diversificar os produtos a serem ofertados pelos agricultores, buscar projetos inovadores junto aos diferentes parceiros no município e reforçar a importância do trabalho cooperativo para superar dificuldades na agricultura”, diz o extensionista da Epagri de São Bento do Sul, engenheiro-agrônomo Rogério Pietrzacka.

O extensionista relata que o agricultor local ainda tem muitas dúvidas sobre a possibilidade de produção de alimentos de forma orgânica. “Nesse sentido, ver de perto, conversar com os agricultores, ver a possibilidade de mercado num município com uma população menor que a de São Bento do Sul, motivou os agricultores a avaliar seus sistemas produtivos. Também o fato de a cooperativa local estar tão integrada e articulada junto ao poder público e parceiros, motiva os agricultores a replicar essas ações exitosas em São Bento do Sul, reforçando a necessidade do trabalho cooperado”, diz Rogério.