Pais e jovens de Caxambu do Sul discutem a sucessão na agricultura familiar

Jovens agricultores de Caxambu do Sul, no Oeste Catarinense, tiveram a oportunidade de conversar com seus pais sobre os desafios e potencialidades da sucessão na agricultura familiar. O debate foi promovido pela  Epagri, Conselho Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Agricultura no dia 6 de dezembro, durante uma oficina de escuta social.

O evento contou com a contribuição de dois jovens dos municípios vizinhos de Guatambu e Planalto Alegre, que relataram as experiências de sucessão consolidada e sucessão em processo. Após o relato, os participantes dialogaram sobre o cenário da sucessão familiar e registraram sugestões para as famílias e para as políticas públicas contribuírem com o processo de sucessão. Uma das sugestões do grupo foi a oferta de programas e de assistência técnica prioritária para famílias com jovens sucessores. O grupo salientou ainda a importância do evento e da continuidade na escuta dos pais e jovens sobre o tema.

Segundo a extensionista rural da Epagri de Chapecó, Suzana Aparecida Corá, o resultado dos trabalhos em grupo foi registrado e será posteriormente debatido com representantes de todas as políticas públicas que atuam no município para avaliar o que cada setor pode contribuir e propor para p fortalecimento da sucessão familiar, considerando que no município de Caxambu do Sul o setor agropecuário é responsável por 82,28 % da arrecadação.