Laboratórios de análises de solos da Epagri de Chapecó e de Ituporanga recebem selo de qualidade

  • Categoria do post:Mídia

Os laboratórios de análises de solos da Epagri de Chapecó e de Ituporanga receberam a renovação do selo de qualidade Rede Oficial dos Laboratórios de Análises de Solo do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Rolas) devido à exatidão alcançada. Esse certificado foi emitido no dia 6 de dezembro, durante a reunião ordinária do órgão, realizada na sede do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), em Cachoeirinha, RS, da qual participaram representantes dos 35 laboratórios filiados. O selo de qualidade da Rolas foi instituído em 1994 e é deferido anualmente aos laboratórios que atingem certo grau de exatidão.

No evento também foi apresentada uma versão preliminar da revisão do Manual de Métodos Analíticos, que deve ser publicado até o final do próximo ano e cujas metodologias devem ser adotadas em todos os laboratórios da rede. Nessa publicação o engenheiro-agrônomo Evandro Spagnollo, pesquisador da área de manejo do solo e responsável técnico pelo Laboratório de Análises de Solos do Epagri/Cepaf de Chapecó, é um dos coautores.

No encontro o grupo também comemorou os 50 anos de atividades da Rolas, que foi a primeira rede de laboratórios de solo do país . Na oportunidade Evandro Spagnollo foi reeleito coordenador da Rolas para o biênio 2019/20.