Seminário Estadual de Extensão Pesqueira é realizado no Litoral Norte

  • Categoria do post:Mídia

O Centro de Treinamento de Agricultores e Pescadores da Epagri em Joinville sediou o 1º Seminário de Extensão Pesqueira realizado pela Epagri. Organizado por uma comissão de técnicos da Empresa, o evento foi realizado em novembro e teve duas palestras temáticas, 20 trabalhos apresentados por técnicos que atuam na extensão pesqueira catarinense, mesa-redonda e um público de 52 pessoas.

Também fizeram parte estandes expositivos organizados pelo Projeto Pró Babitonga, Polícia Ambiental, Epagri/Ciram e Ibama/Cepsul. Representantes de instituições como Univali, IFSC de Itajaí, Udesc de Laguna, Emater do Rio Grande do Sul e Paraná participaram das discussões e da avaliação técnica.

“O evento surgiu da necessidade de relatar com mais ênfase nossas ações e apresentá-las aos colegas e instituições que atuam na extensão pesqueira”, relata o técnico José Eduardo Calcinoni, de Balneário Barra do Sul. “O seminário foi uma excelente oportunidade para se discutir estratégias de desenvolver a extensão pesqueira em Santa Catarina e conhecer os trabalhos que estão sendo realizados nessa área. Parabenizo a Epagri pela iniciativa e espero que em breve possamos dar continuidade às discussões e realizar projetos conjuntos”, enfatiza Roberto Wahrlich, professor da Univali.

Para o coordenador geral e líder do projeto pesca artesanal, Edir José Tedesco, a participação efetiva dos extensionistas locais foi um marco na história da Empresa. “Fiquei surpreendido com a alta qualidade dos trabalhos”, afirma Tedesco. A Epagri tem um trabalho de destaque no litoral catarinense e está presente em todos os municípios, atendendo a diferentes demandas, seja de crédito, organização social e coletiva, turismo náutico, maricultura, artesanato e capacitação de pescadores artesanais.