Indicação geográfica da erva-mate foi tema de simpósio no Planalto Norte

Prato vencedor da categoria comida com erva-mate

Canoinhas sediou, no dia 9 de novembro, o II Simpósio da Indicação Geográfica do Planalto Norte Catarinense – Erva-Mate. Com uma programação variada, o evento teve como destaque a apresentação dos resultados do projeto IG da erva-mate em finalização com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a apresentação dos vencedores do concurso de fotografia, gastronomia e mascote da IG erva-mate do Planalto Norte Catarinense.

O Simpósio contou com um público formado por lideranças municipais e regionais, representantes da cadeia produtiva da erva-mate, extensionistas e pesquisadores da Epagri, escolares participantes do concurso do simpósio, seus familiares e professores.

Resultado do concurso

Primeiro lugar “fotos históricas”

A comunidade escolar da região abrangida pelo projeto do IG da Erva-Mate respondeu positivamente ao desafio e houve um grande número de inscrições no concurso, realizado em setembro.  Na categoria fotos históricas a vencedora foi Suelin Slabisk, da escola São João Batista, de Itaiópolis. Na categoria fotos do território do IG a primeira colocada foi Emilin Socreppa, da escola Adélia Lutz, de São Bento do Sul. Já a foto vencedora na categoria erva-mate foi a de Domini Rian Fuck, da escola Terezinha Correa Agostinho, de Bela Vista do Toldo.

Para a escolha da mascote do IG da erva-mate foi selecionado o trabalho de Bianca Navoski, do Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder, de Irineópolis.

No concurso gastronômico, subdividido nas categorias comida e bebida com erva-mate como um dos ingredientes, o primeiro lugar na categoria comida foi para Poliana E. W. Machado, da escoa Professora Aracy Hansen, de São Bento do Sul. Já o primeiro lugar na categoria bebida foi conquistado por Letícia Schimmanoski, da escola Hercilio Buch, de Mafra.

Mascote de Bianca Navoski foi o vencedor

Segundo Gilberto Neppel, coordenador do Projeto do IG, o evento faz parte das ações de sensibilização dos atores para a Indicação Geográfica. “O concurso serviu também para dar visibilidade à atividade e também para prestar contas com a comunidade sobre o trabalho que foi desenvolvido e os quais serão daqui em diante. Sem contar que despertou nos escolares o senso de pertencimento a uma região com tradição e história na atividade ervateira”.

Prestigiaram o evento o diretor de extensão da Epagri, Paulo Roberto Arruda Lisboa, os representantes do MAPA Ricardo Martins Bernardes e Diogo Carvalho, o gerente da Epagri/Ciram Hamilton Justino Vieira e os gerentes Regionais da Epagri de Canoinhas e Mafra Donato João Noernberg e Bernadete Grein. O simpósio teve como organizadores a Gerência Regional de Canoinhas, a Epagri/Ciram, o MAPA, a Aspromate e o Sindimate.

Informações complementares sobre o resultado dos concursos podem ser obtidas no endereço eletrônico https://ciram.epagri.sc.gov.br/simposio_ig_emate/