Canoinhas promove oficina para o plantio de erva-mate

  • Categoria do post:Mídia

Como parte das atividades do projeto de Indicação Geográfica da erva-mate, a  Epagri de Canoinhas, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Chamber Florestal, realizou uma oficina para repassar técnicas sobre o plantio dessa cultura. O evento foi na comunidade da Fartura no dia 21 de novembro.

Segundo o extensionista da Epagri de Canoinhas, Juliano de Oliveira, a manutenção e o plantio de novos ervais devem cumprir algumas exigências para se enquadrarem no IG da erva-mate, como a preservação das características tradicionais do produto, a conservação da paisagem natural com seus remanescentes florestais, a valorização da identidade cultural da população e também a valorização dos produtos. “Para termos ervais com essas características, o plantio correto e a recuperação dos ervais velhos devem ser tecnificados, pois a intensa exploração vem diminuindo o retorno econômico para os produtores rurais”, explica.

Na opinião do secretário da Agricultura, Edson Kuroli, todo o trabalho da Indicação Geográfica da erva-mate vem fortalecendo a qualidade e tradição da cultura na região. “Esse reconhecimento vem se destacando mundialmente, pois muitos consumidores e indústrias buscam nossa erva para o consumo. As novas tecnologias usadas nos ervais vêm recompondo as características das florestas da região, valorizando e preservando araucárias, imbuias e outras espécies importantes para manter a qualidade de nosso produto”.

Sérgio Chamber, da Chamber Florestal, destaca que a cadeia produtiva da erva-mate vem auxiliando muito na recuperação e na preservação ambiental da região. “Com a perspectiva de uma futura produção de qualidade e boa rentabilidade nos ervais, estamos nos aprimorando em fornecer mudas de boa qualidade com um eficiente sistema de plantio, em que o estabelecimento inicial da cultura é garantido”.