Epagri inaugura Centro de Referência Tecnológica para produção de leite

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri inaugurou no dia 28 de novembro um Centro de Referência Tecnológica (CRT) para produção de leite. A unidade foi instalada no complexo da Epagri em Campos Novos, com objetivo de capacitar agricultores, técnicos e estudantes de todo o Estado no sistema de produção à base de pasto, recomendado pela Empresa por ser mais adequado à realidade das propriedades catarinenses, proporcionando aumento de produtividade com baixo investimento.

O CRT Leite foi instalado graças a um convênio entre a Epagri e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Conta com animais, sala de ordenha, pastagens perenes, cerca elétrica, piquetes com água e sombra e sobressemeadura. “A nova unidade já está em pleno funcionamento, mas continuará sendo ampliada até dezembro de 2019”, revela Humberto Bicca Neto, Gerente da Estação Experimental da Epagri em Campo Novos. No dia do lançamento o CRT sediou um Dia de Campo (foto) para cerca de 140 pessoas.

“O Cento de Referência é fundamental para Santa Catarina”, avalia Airton Spies, Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, que compareceu à cerimônia de inauguração. Ele lembra que o Estado tem 48 mil famílias que se dedicam à atividade leiteira e podem se beneficiar com a iniciativa. Segundo Spies, a unidade vai servir de referência para nivelar para cima o padrão tecnológico da produção catarinense de leite. “O leite tem um gigantesco espaço para crescer. Produzindo com alta qualidade a custo competitivo, podemos vender para qualquer lugar do mundo, assim como já se faz com suínos e frangos”, prevê o Secretário.

Apesar de ocupar apenas 1,13% do território brasileiro, Santa Catarina se firmou nos últimos anos como o quarto maior produtor de leite do país. Grande parte desse resultado está relacionado ao trabalho de pesquisa e extensão da Epagri. “Essa é uma resposta muito forte da Epagri à cadeia produtiva do leite”, relata Luiz Hessmann, presidente da Empresa. Ele conta que todas as experimentações que os técnicos da Empresa fazem no campo serão melhor traduzidas do ponto de vista técnico-científico com a criação do CRT. Hessmann revela ainda que a Epagri está instalando outros CRTs em seus diversos Centros de Treinamentos espalhados pelo Estado, cada um deles focado numa cadeia produtiva agrícola diferente.

Há alguns anos a Epagri vem recomendando a produção de leite à base de pasto, em substituição à alimentação dos animais por grãos. Esse sistema atende melhor às necessidades dos pecuaristas, reduzindo custos e aumento rentabilidade. “Santa Catarina tem plenas condições de dobrar a produção de leite nos próximos dez anos e ser altamente competitiva nos mercados nacional e internacional”, avalia Carlos Mader, coordenador de pecuária da Epagri.

Um bom exemplo do sucesso da produção de leite à base de pasto é a experiência de Ronaldo Sebastião de Moraes, pecuarista em Ibicaré que estava no lançamento do CRT. Há sete anos a propriedade dele se tornou uma Unidade de Referência Técnica (URT) da Epagri e passou a adotar as tecnologias recomendadas pelos técnicos. Com baixo investimento para criação de piquetes com sombra e água e melhorias nas pastagens ele alcançou uma alta produtividade: média de 22 litros de leite produzidos por vaca a cada dia. “Hoje estou muito feliz, estando na produção familiar consigo uma renda boa, que dá para viver bem”, descreve o agricultor.

Foto: Eduardo Briese Neujahr / Epagri