Evento estimula a participação dos jovens na construção de políticas públicas

  • Categoria do post:Mídia

O município de Luiz Alves reuniu mais de 157 pessoas no Encontro de Jovens Rurais da Região de Blumenau, realizado no dia 20 de setembro. Rodeio foi representado por mais de 60 pessoas, entre estudantes, professores, jovens agricultores e seus familiares.

O propósito central do evento, promovido pela Epagri, foi estimular a participação do jovem rural na construção das políticas públicas voltadas à esse público. Para que o objetivo fosse atigindio foram mobilizadas diversas expressões juvenis do campo e promovido o intercâmbio entre elas, através do debate e do compartilhamento de vivências.

A Epagri considera a juventude rural um público prioritário dentro do contexto da agricultura familiar. Questões como organização, empreendedorismo e produção sustentável são trabalhadas pelos extensionistas nas propriedades rurais para qualificar o jovem agricultor para os desafios do mercado agrícola.

Para dar dinâmica ao evento, o público foi divido em grupos menores para realizar debates sobre um tema específico. No período da tarde, cada grupo apresentava, em plenária, suas considerações para o grande grupo. “Todos pudemos aprender um pouco sobre vários assuntos, interagindo com os jovens e técnicos participantes”, conta a extensionista da Epagri de Rodeio, Mareli Salete Fava.