Jovens de Xavantina discutem alternativas para permanecer no campo

  • Categoria do post:Mídia

Cerca de 270 agricultores participaram do Encontro da Juventude de Xavantina, no dia 23 de outubro. O projeto atende a uma demanda dos produtores rurais levantada no Plano Plurianual da Epagri (PPA 2018-2021). O evento reuniu jovens e seus familiares e foi realizado por meio de uma  parceria entre a Empresa, a prefeitura e escolas estaduais e municipais.

No dia foi realizado um painel com especialistas para responder perguntas dos jovens em diferentes áreas, como sucessão familiar, presença feminina no campo, estratégias de diferenciação, práticas de gestão, formação para o jovem no meio urbano e rural, utilização tecnológica nas propriedades rurais, associativismo, cooperativismo e alianças estratégicas, entre outros assuntos. A inovação foi na forma de encaminhar as perguntas: todas elas foram enviadas por celular, por meio de aplicativo de mensagens instantâneas. Os painelistas foram o coordenador de Políticas Públicas da Epagri, Célio Haverroth, José Carlos Vandresen (Instituto Infocos, Cresol), Sabrina Moscon (jovem rural que fez o curso da Epagri) e Elias Canossa (professor de sociologia do estado).

A programação contou ainda com um world café, em que os jovens foram divididos em grupos conforme a série escolar para apontar alternativas sobre os seguintes temas: infraestrutura necessária para a permanência dos jovens em Xavantina, o que é necessário para o diálogo das gerações, condições necessárias para um trabalho legal, expressões culturais e artísticas necessárias na cidade e o que é necessário para o jovem assumir o protagonismo. As opiniões foram expostas em cartazes e serão trabalhadas em 2019 pelas escolas, secretarias municipais da educação e de agricultura e Epagri.

Esse evento fecha as atividades que a Epagri realizou com os jovens em 2018 por meio de seis oficinas: gerações e o mercado do trabalho, desenvolvimento local (rural e urbano), o ambiente em que vivemos, a economia em que vivemos, movimentos sociais, assumindo o protagonismo. Os assuntos trabalhados foram trabalhados e divulgados em material impresso distribuído aos jovens no encontro, para ser levado para casa e discutido pelas famílias.