Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Unidade de referência técnica em pecuária de corte dissemina boas práticas em São Joaquim

  • Pecuária

Uma Unidade de Referência Técnica (UTR) sobre pecuária de corte instalada pela Epagri em São Joaquim está ajudando a disseminar boas práticas da atividade na região. No dia 21 de março foi a vez de um grupo de pecuaristas atendidos pelo Sebrae conhecerem a URT, durante tarde de campo. 

Pastagens naturais forma mantidas e preservadas (Foto: Divulgação / Epagri)

URTs são propriedades de famílias agricultoras selecionadas pela Epagri para receber tecnologias e que depois servirão de exemplo para outros produtores rurais. A família Goss, na localidade de São João do Pelotas, em São Joaquim, foi a escolhida para estruturação da URT de pecuária de corte. 

Nilton Nunes de Jesus, extensionista do escritório da Epagri em São Joaquim, e Cristian Lemos de Medeiros, extensionista do escritório da Epagri em Urupema,  deram a orientação necessária para a instalação da URT. Eles iniciaram com um diagnóstico completo da propriedade, seguido de um plano de ação visando o desenvolvimento sustentável da atividade de gado de cria.

Piquetes e pastagens naturais

A partir daí teve início a implantação das tecnologias. A área de 90 hectares foi dividida em nove piquetes, com utilização de cerca elétrica. As pastagens naturais existentes na propriedade foram preservadas e melhoradas. Entre as diversas técnicas empregadas, também foi realizada suplementação alimentar estratégica e estabelecidos protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF). 

Segundo os extensionistas, o projeto evolui de forma positiva. O sucesso é constatado pelo  acompanhamento gerencial realizado com o apoio de planilha específica para controles técnicos e econômicos, onde estão alocadas informações relevantes. 

Pular para o conteúdo