Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Dia Nacional da Conservação do Solo: conheça políticas públicas que ajudam o agricultor a proteger esse recurso natural

Para marcar a passagem do Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado em 15 de abril, divulgamos aqui duas políticas públicas da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária que auxiliam o agricultor catarinense a melhorar o manejo do solo para a produção de alimentos: Programa Terra Boa e Programa Cultivando Água e Protegendo o Solo. Para acessar esses programas, o produtor rural deve procurar a Epagri de seu município.

A data chama atenção para o manejo adequado do solo, recurso natural necessário para a produção de alimento (Foto: Aires Mariga/Epagri)

A Epagri também é a responsável por transferir ao agricultor o conhecimento de diferentes tecnologias para conservação do solo, visto que essa prática é fundamental para a manutenção da produtividade e para a proteção do meio ambiente.

Programa Terra Boa

Uma das linhas deste programa é o Kit Solo Saudável, composto por sementes de plantas para adubação verde e insumos. O cultivo de espécies denominadas adubos verdes ou plantas de cobertura protegem o solo contra a erosão, recuperam, mantêm ou melhoram as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, tornando-o saudável. O valor do kit é de até R$5,2 mil, pagos em dois anos

No vídeo a seguir, conheça algumas espécies de adubação verde apresentadas pelo extensionista rural Lauro Krunvald, da Epagri de Atalanta.

Programa Cultivando Água e Protegendo o Solo

Este programa tem por objetivo incentivar produtores rurais a implantar práticas conservacionistas e de manejo do solo.  Por meio dessa política pública o agricultor consegue implantar o terraceamento, ter acesso a plantas de cobertura de solo e  adquirir equipamentos para o manejo adequado das plantas de cobertura, como o rolo-faca, e equipamentos de plantio direto.

Cada família pode acessar até R$30mil, disponibilizados por meio de financiamentos concedidos pelo Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), com prazo de pagamento de cinco anos, sem juros, e subvenção de 50% para os produtores que pagarem suas parcelas em dia.

Nossa equipe de TV foi ao Oeste Catarinense e traz a experiência de uma propriedade que produz grãos lançando mão de diferentes práticas conservacionistas. Quem explica essas técnicas é o extensionista rural da Epagri do município de Descanso, Zolmir Frizzo.

Saiba mais sobre a data

O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal n°7.876 de 13 de novembro de 1989. A escolha da data foi em homenagem a Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. O objetivo é desenvolver o pensamento crítico na população brasileira sobre a importância da correta utilização e a necessidade do adequado manejo para a conservação do solo, recurso natural necessário para a produção de alimentos.

Pular para o conteúdo