BLOG-Epagri

Recorrência de eventos extremos de chuva em Concórdia reforça importância do monitoramento hidrológico

O município de Concórdia, no Meio-oeste catarinense, vem sofrendo com eventos extremos de chuvas de forma recorrente. É o que indica análise do pesquisador em hidrologia da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda. “A avaliação demonstra a importância de realizar coleta de informações ambientais, para prevenir e minimizar os efeitos dos eventos extremos, além de promover projetos adequados a esta nova realidade hidrometeorológica decorrente das mudanças climáticas”, relata Guilherme, responsável pelo trabalho de monitoramento hidrológico na Bacia do Rio Queimados, que ocorre desde 2013 numa parceria entre a Epagri a Prefeitura de Concórdia.

Barragem ficou cheia durante chuva do dia 9 de março (Foto: Defesa Civil de Concórdia)

O evento mais recente aconteceu em 9 de março e atingiu principalmente o Centro da cidade. Naquele dia choveu 27,6mm num intervalo de 15 minutos, a partir das 17h. O dado foi registrado pela estação hidrológica instalada na Barragem Concórdia. “Esta é a segunda maior intensidade de chuva registrada nos dez anos de monitoramento realizado pela Epagri/Ciram”, pontua o pesquisador.

“Este tipo de evento está sendo muito frequente na cidade” afirma Guilherme, com base nos dados históricos registrados pela Epagri/Ciram. Segundo esse monitoramento, o registro de maior intensidade ocorreu em 18 de janeiro de 2023, quando a estação hidrológica Centro-Jusante, localizada na Rua Orestes Farina, marcou precipitação de 37,4mm, em 15 minutos, a partir das às 19:15h. No dia 10 de janeiro de 2020 choveu 26mm, em 15 minutos, a partir das 18:15h.

Guilherme alerta que a chuva do dia 9 pode ser considerada um evento extremo que ocorre com certa frequência no município. “Cálculos estatísticos históricos realizados para Concórdia mostram que em 17 anos haverá um evento igual ou superior a este observado”, ressalta.

Monitoramento hidrológico garante segurança da população

O monitoramento realizado em parceria entre a Prefeitura e a Epagri conta com seis estações hidrológicas instaladas ao longo da na Bacia do Rio Queimados, tanto na área central do município quanto na parte montante da barragem, de contenção de enchentes, no Parque de Exposição da cidade. Os dados coletados de chuva e nível dos rios são transmitidos automaticamente a cada 15 minutos e processados na Epagri/Ciram para auxiliar a Prefeitura e a Defesa Civil Municipal a tomarem decisões para garantir a segurança da população do município.

Miro Toldo, responsável pela Defesa Civil de Concórdia, afirma que “o acompanhamento em tempo real do aplicativo de monitoramento do nível da barragem foi fundamental para evitar maiores transtornos à população”. Ele lembra que os alagamentos ocorridos foram decorrentes do entupimento das bocas de lobo, devido ao lixo deixado nas calçadas minutos antes da sua coleta e da chuva ocorrer. “A retenção de água na barragem foi fundamental, pois todos os afluentes transbordaram e o represamento das águas na barragem minimizou os prejuízos na parte central da cidade “, detalha.

O monitoramento no Rio dos Queimados pode ser acompanhado neste link, onde também está disponível APK para instalar o aplicativo em celulares que usam o sistema operacional Android.

Informações e entrevistas
Guilherme Xavier de Miranda Junior, pesquisador em hidrologia da Epagri/Ciram